Monday, March 24, 2008

Tocha Olímpica acesa hoje entre protestos




Dois manifestantes da ONG "Reporters Without Borders", com bandeiras negras onde se viam algemas ao invés dos 5 círculos simbólicos dos Jogos Olímpicos, romperam o cordão de segurança constituído por 1000 polícias em Olympia, na Grécia, enquanto Liu Qi (chefe do Comité organizador dos Jogos Olímpicos Pequim'2008) discursava, na cerimónia em que seria acesa a tocha Olímpica.

A tocha circulará pela Grécia antes de ser enviada para a China, numa viagem que englobará 20 países, chegando a Pequim a 8 de Agosto. A rota da tocha inclui ser levada até ao topo do monte Evereste e pelo Tibete.

Em comunicado a ONG, que apelou ao boicote da cerimónia inicial dos J.O., afirmou:
"Nós não podemos deixar o governo Chinês tomar posse da chama Olímpica, sem denunciar a dramática situação dos direitos humanos no país".

Posteriormente e à medida que a chama circulava pelas ruas, manifestantes Tibetanos gritaram slogans e tornaram visíveis cartazes denunciando a repressão Chinesa sobre o Tibete.
Veja o video em

A televisão chinesa suspendeu a transmissão da cerimónia do acendimento da tocha olímpica no momento em que os três manifestantes tentaram perturbar o discurso do chefe do Comité organizador dos Jogos de Pequim'2008. De modo a não televisonar o incidente, a televisão colocou no ar, sem explicações, imagens de arquivo do local e de uma tocha olímpica.

No comments: