Os Grupos de Apoio ao Tibete solicitarão que a tocha Olímpica não atravesse áreas Tibetanas, ao mesmo tempo que pretendem lembrar ao mundo o quanto os Tibetanos estão a sofrer.
No dia 27 de Março, um grupo de 30 monges teve a incrível coragem de protestar frente a um grupo de jornalistas estrangeiros, que o governo Chinês havia levado a Lhasa no âmbito de uma visita extremamente controlada.
Em Lisboa, o Grupo de Apoio ao Tibete juntamente com a União Budista Portuguesa e o apoio da Amnistia Internacional- Secção Portuguesa, realizarão Concentração frente ao Comité Olímpico de Portugal, pelas 19horas.
C.O.P - Travessa da Memória, 36 - Ajuda (próximo da igreja da Memória)
Juntem-se a nós, pelo povo Tibetano, e tragam os vossos amigos, bem como velas, cartazes e flores.
No local, poderão assinar carta dirigida ao Presidente do C.O.P. mediante a qual apelaremos a que o Comité apresente este pedido ao Comité Olímpico Internacional durante a próxima semana, de modo a que a Tocha Olímpica não atravesse o Tibete.
E porque não deve a tocha atravessar o Tibete ?
* Acreditamos que a sua passagem pelo Tibete contribuiria negativamente na evolução dos acontecimentos, na medida em que provocaria mais protestos e consequentemente seriam realizadas mais detenções, logo mais tortura e eventual perda de vida de Tibetanos.
* A China está a usar os Jogos Olímpicos para selar a sua ocupação sobre o Tibete e ganhar legitimidade relativamente às suas terríveis políticas no Tibete, que levaram a que os Tibetanos recorressem a tamanhos protestos como os que temos acompanhado, desde 10 de Março.
Contamos convosco !
No comments:
Post a Comment