Sunday, March 16, 2008

Incidentes - Província de Gansu





Estudantes Tibetanos, na província oriental de Gansu, realizaram um protesto pacífico esta tarde, no campus da Universidade (North Western Nationality University). Os estudantes haviam feito circular panfletos contendo informação acerca dos protestos que tiveram lugar em Lhasa, no campus universitário. Consequentemente a universidade foi invadida por forças da Polícia Armada do Povo e oficiais do Bureau de Segurança Pública, que cercaram toda área do campus.

Apesar de fortemente controlados os estudantes entoaram slogans pedindo o fim da repressão sobre os Tibetanos em Lhasa, e circularam com uma bandeira onde se podia ler "Democracia e Vidas Humanas são Preciosas." Cerca de 300 estudantes Tibetanos encontram-se sob vigilância das forças de segurança.

Noutro incidente ocorrido no condado de Machu, província de Gansu, cerca de 1500 Tibetanos realizaram uma manifestação pacífica, entoando "Independência para o Tibete" e "Longa Vida a S.S. o Dalai Lama."

Cerca de 250 Tibetanos da cidade de Nyulra no condado de Machu, substituiram a bandeira Chinesa pela Tibetana de um edifício governamental, ao mesmo tempo que entoavam slogans pela independência do Tibete.

Neste momento a situação encontra-se tremendamente tensa, e há uma intensa mobilização de camiões contendo tropas para-militares.


No comments: