Sunday, March 23, 2008

Poettering defende boicote se China não dialogar com Dalai Lama


O presidente do Parlamento Europeu considerou que se justificam «medidas de boicote» aos Jogos Olímpicos de 2008, que se realizam em Pequim, caso a China insista em não dialogar com o líder tibetano no exílio.

«Pequim tem de se decidir. Deve iniciar imediatamente conversações com o Dalai Lama. Mas se nenhum sinal de comunicação aparecer, então considero que as medidas de boicote se justificam», afirmou Hans-Gert Poettering.

Numa entrevista a publicar no domingo no jornal alemão Bild am Sonntag, Poettering disse que pretende que os Jogos se realizassem, «mas não com o preço do genocídio cultural de tibetanos de que o Dalai Lama fala».

O responsável máximo do Parlamento Europeu pediu ainda que a União Europeia «fale a uma só voz» no que toca à defesa dos Direitos Humanos no Tibete e frisou que o «povo tibetano não deve ser sacrificado». Apesar disto, Poettering lembrou que a «China é um parceiro importante da Europa, por exemplo na protecção do clima» e que o diálogo e a cooperação entre chineses e europeus reveste-se de um «interesse recíproco». O presidente do Parlamento Europeu já tinha defendido uma posição semelhante antes, mas, reunido na Eslovénia, na segunda-feira, os ministros europeus do Desporto rejeitaram esta ideia. Apesar de reclamada por milhares de defensores dos Direitos do Homem, a Alemanha, o Canadá e o Japão, bem como os mais altos dirigentes do mundo do desporto já recusaram esta possibilidade.
In

No comments: