Tuesday, March 18, 2008

S.S.Dalai Lama disposto a demitir-se do G.T.E.


S.S. Dalai Lama afirmou hoje em Dharamsala que está disposto a demitir-se da liderança do Governo-Tibetano no Exílio caso a violência exercida sobre os Tibetanos no Tibete atinja contornos impossíveis de controlar. Tenzin Takhla, secretário pessoal de S.S. esclareceu que S.S. se demite não como Dalai Lama mas sim como chefe de estado e líder político dos Tibetanos, pois o compromisso de S.S. Dalai Lama é com a não-violência.
In



Caros Amigos e Apoiantes,

vamos unir-nos e expressar a nossa voz.

O nosso governo ainda continua sob um adormecimento incompreensível.

Não faltem amanhã às concentrações que terão lugar em Lisboa e no Porto,

Escrevam cartas e enviem emailes ao Embaixador Chinês no nosso país protestando, bem como "acordem" os nossos governantes. Em breve colocaremos ao vosso dispôr modelos de cartas e endereços.

Encontram-se também disponíveis Petições para assinatura. Caso ainda não o tenham feito p.f. assinem e divulguem ao máximo. O tempo é demasiado curto para tudo o que podemos e devemos fazer!

Por favor contactem-nos caso nos possam auxiliar nas Campanhas "Boicote Produtos Chineses" e "Não aos Jogos Olímpicos na China!" Obrigada!

1 comment:

Anonymous said...

Olá,
estou chocado com o que está a acontecer e solidário com o povo do Tibet. Não discordo de que o crescimento da economia chinesa se está a fazer sobre a pilha dos cadáveres dos povos da China e com o genocídio dos tibetanos.

Mas...

Um boicote, além de praticamente impossível e ilusório, seria inútil.
1)Não há hoje em dia produto nenhum que não seja "made in China". Basta olhar à nossa volta. O que é que deixarímos de comprar? Quase tudo!
2) Podemos até conseguir sensibilizar o consumidor médio europeu de que o que se se está a passar a 10 mil km de distância é uma atrocidade (e isso já é difícil qb). Mas conseguiremos convencê-lo a pôr o seu egoísmo materialista de lado e abdicar dos produtos de consumo mais baratos de sempre? Tem sido à custa dos operários chineses que a inflação no ocidenete se tem mantido baixíssima, fazendo com que o nível de vida dos trabalhadores europeus não desça muito, apesar da crise.
3) Porque, se fosse concretizável, um boicote universal aos produtos chineses iria atirar para uma miséria ainda pior centenas de milhões de trabalhadores chineses permitindo que fossem ainda mais explorados, mantendo intactos o poder e a riqueza dos oligarcas criminosos.
4) Outros boicotes, a começar pelo contra a África do Sul do Apartheid passando pelo anti-indonésio por causa de Timor, não foram politicamente determinantes

Por essas (e outras) razões penso ser mais útil não dispersar esforços e manter a pressão sobre os políticos ocidentais e denunciar a forma como se vergam aos interesses de Pequim (vide a ida de Sócrates à China em 2007), bem como denunciar a frieza dos comités Olímpicos na abordagem do assunto, numa manifestação estúpida de alegado desportivismo para onde a política não é chamada. Na verdade o que está em causa são negócios de patrocínios etc que valem milhões e milhões de dólares.
Há que denunciar essa classe política e esses "desportistas" como carniceiros. cumplices do genocídio que têm sangue nas mãos.

cumprimentos