Saturday, March 22, 2008

Opinião

Claúdia Bonina expressa a sua opinião e sugere link para visionamento.
Este não é um simples email que repassei. Mas sim, um desabafo e uma partilha do luto que sinto no coração por tudo o que se está a passar no Tibete.
Fiquei surprendida quando soube da marcha de regresso ao Tibete por imensos Tibetanos exilados. Mas quem os pode censurar, estão longe de casa! !! Este facto e a próximidade dos jogos olímpicos na China e o consequente olhar internacional fez com que a comunidade tibetana ganhasse força e se atrevesse a agitar bandeiras tibetanas e manifestar-se na rua, acto que,ainda, na semana passada foi realizado pelos professores deste país democrático em que vivemos! Todos devemos ter direito a exprimir livremente o que sentimos e pensamos!
Amigos: Vejam este vídeo e tirem as vossas conclusões! Peço respeito pela liberdade religiosa e cultural de um povo de paz que tem imensa sabedoria para transmitir aos ocidentais!Peço defesa dos direitos humanos! Em pleno século XXI isto acontece no Tibete, enquanto nós somos invadidos por produtos made in china!! Enquanto os restaurantes chineses e as lojas se espalham por cada esquina , muitos não pagam a totalidade dos impostos e poucos consomem os nossos produtos e nós em nossa casa pomos uma qualquer peça de roupa para lavar com a etiqueta "made in china", do outro lado do mundo monges, homens, mulheres e crianças são impedidas de expressar a sua liberdade individual, religiosa e cultural!
No Tibete vive-se um regime de terror e cada vez mais as pessoas são perseguidas e silênciadas! Tornadas escravas das famílias chinesas que foram recolocadas no território tibetano, após a invasão em 1949, as crianças e mulheres perderam o direito humano a serem tratadas com dignidade e são tratadas como cidadãs de segunda! leiam o livro " Filha do Tibete" - " child of Tibete" - editora QUIDNOVI. Um testemunho impressionante do que se passa: Soname Yangchen, ainda criança, foi escrava de uma família chinesa, fugiu do tibete e tornou-se uma cantora do world music no reino unido. No livro ela conta a sua história de vida, como fugiu do Tibete...
Isto é um convite a reflectirem! e a não ficarem indiferentes!assim envio também um vídeo que fui buscar ao jornal " guardian" !

No comments: