Thursday, September 25, 2008

UE proíbe produtos chineses para crianças

A União Europeia vai impor um embargo total aos produtos para crianças provenientes da China considerados como produtos de risco, na sequência do escândalo do leite contaminado chinês, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia.


Três medidas estão previstas nesta fase, que deverão entrar em vigor na sexta-feira.


Todos os produtos provenientes da China que contenham mais de 15 por cento de leite em pó, como biscoitos ou chocolate, serão submetidos a testes de qualidade. Prevê-se também fiscalizar os produtos deste tipo que já se encontrem no mercado europeu.


A Comissão prevê "impor um embargo total sobre os produtos provenientes da China para crianças que contenham qualquer percentagem de leite", por medida de precaução. Os produtos lácteos já são alvo de embargo desde 2002 na UE.


O escândalo de produtos contaminados com melamina deu-se com a revelação de que produtos lácteos produzidos por pelo menos 22 empresas chinesas continham melamina, um composto químico com alto teor de nitrogénio que perturba o funcionamento do sistema urinário.


Até ao momento, a melamina já levou à morte de quatro bebés, havendo cerca de 53.000 intoxicados na China, 13.000 dos quais hospitalizados, dos quais 104 em estado grave, e 40.000 sob vigilância médica.


In
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1017879

No comments: