Wednesday, September 24, 2008

Press Release

Grupo de Apoio ao Tibete
24 Setembro


Face às recentes declarações do Sr. Primeiro-Ministro José Sócrates, quando do encontro com Wang Gang (oficial sénior do Partido Comunista Chinês), congratulando a República Popular da China pela organização de sucesso dos Jogos Olímpicos, que decorreram no passado Agosto, vimos desta forma manifestar a nossa indignação pela ausência de qualquer referência à situação vivida no Tibete, no que diz respeito às violações dos direitos humanos, da liberdade religiosa e da liberdade de reunião, verificadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos.


O Sr. Primeiro-Ministro, preocupado apenas com questões económicas, ignorou deliberadamente a vaga de protestos em toda a comunidade internacional, bem como o facto de a Assembleia da República ter discutido e aprovado, por larga maioria, um voto de condenação da política repressiva do governo chinês em relação ao Tibete, solicitado por uma petição que reuniu mais de onze mil assinaturas de cidadãos portugueses.


Com estas declarações, o sr. Primeiro-Ministro mostra continuar a atitude de subserviência perante a China que contraria a melhor tradição portuguesa de defesa dos direitos humanos.


FIM

No comments: