Tuesday, September 23, 2008

Crianças Tibetanas sujeitas a puniçoes


Milhares de crianças Tibetanas e suas famílias enfrentarao puniçoes severas por parte do governo Chines, devido ao facto de terem frequentado escolas do governo Tibetano no exílio.



Em Julho, as autoridades do Partido Comunista da Regiao Autónoma Tibetana publicaram uma directiva onde se afirmava que as crianças Tibetanas teriam que confessar caso tivessem estado em escolas na Índia e acreditado no que aí foi ensinado, de acordo com informaçao veiculada pela International Campaign for Tibet.

De acordo com as medidas, impostas pelo Departamento de Disciplina do Comité do Partido da R.A.T., as crianças que regressem ao Tibete vindas de escolas no exílio, assim como os pais que nao trouxerem os seus filhos de volta para o Tibete, enfrentarao uma "acçao disciplinadora".

Anualmente, centenas de crianças sao secretamente transportadas do Tibete para a cidade de Dharamsala, no norte da Índia e sede do governo Tibetano no exílio, de forma a receberem a educaçao religiosa que lhes é negada pela China comunista, no seu próprio país.


De forma a conseguirem escapar, as crianças tem que atravessar passes montanhosos cobertos de neve e bastante perigosos, correndo o risco de serem detidas ou mesmo alvejadas durante o percurso.


O aviso Chines vem na mesma altura em que Pequim reforçou a sua campanha no Nepal.


O novo governo Nepales encabeçado pelos Maoístas já reiterou o seu apoio à política da China única, que advoga ser o Tibete uma parte inalianável da R.P.C.


O novo Ministro dos Assuntos Internos Nepales Bandev Gautam afirmou ontem que o Nepal nao autorizará a realizaçao de actividades contra a amiga China.


In


Pedimos desculpas pelas falhas técnicas relativamente à acentuaçao.

No comments: