Friday, September 19, 2008

Jornalista Tibetano detido, monja morta pelas autoridades Chinesas

Um jornalista Tibetano foi preso por volta da meia-noite, no dia 11 de Setembro, de acordo com informaçoes fornecidas pelo serviço de radio Voice of Tibet.

Rangjhung trabalhava para a estaçao televisiva de Sertha como jornalista, tendo sido levado de sua casa em Amdo Golok.

O seu paradeiro, assim como as razoes da sua detençao, sao desconhecidas.

Sertha Tsuiltrim Woser, membro do Paralmento Tibetano no Exílio, em declaraçoes à Voice of Tibet afirmou que Rangjhumg era funcionário da estaçao televisiva de Sertha e responsável pela selecçao e apresentaçao de notícias na estaçao televisiva.

Rangjhung tem 25 anos, tendo anteriormente trabalhado como professor durante um ano.

Com a China a colocar uma firme tampa relativamente a eventuais notícias alusivas ao Tibete, chegaram no entanto informaçoes relativas à morte de uma monja devido a maus tratos, assim como a detençoes de duas monjas.

Geshe Monlam Tharchin, membro do GTE em declaraçoes à VOT afirmou que a 8 de Junho, uma monja Tibetana chamada Tsering, do mosteiro de Samtenling situado no condado de Draggo, colou posters e distribuiu folhetos apelando ao regresso de S.S. o Dalai Lama ao Tibete.

Posteriormente as monjas do mosteiro de Samtenling marcharam em direcçao à cidade, onde ocorreram protestos de apoio à monja Tsering (NT: que faleceu). Os portestos foram interrompidos pelas autoridades Chinesas. Umas das monjas, de nome Guru, foi atingida na cabeça por um bastao de ferro. Seguidamente as suas maos foram atadas e foi atirada para um veículo em movimento. A monja foi levada para o hospital mas faleceu.

In
http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=22819&article=Tibetan+TV+Journalist+Arrested%2c+Nun+Dead

Nota
Pedimos desculpa devido ao facto do acento "til" nao constar. Tal deve-se a problemas ao nível do teclado, por vezes utilizado.

No comments: