Friday, September 5, 2008

Acrescida exploração mineira Chinesa no Tibete

A Aluminum Corporation/ China, o maior produtor na R.P.C., estabeleceu uma filial no Tibete de forma a empreender acrescida exploração mineira na região Tibetana.
Este passo, que envolveu 250 milhões de yuan (US$36.5 milhões), reflecte a vontade de acelerar a exploração dos recursos mineiros Tibetanos, e vem ao encontro dos já existentes planos de construção de mais seis linhas de caminhos de ferro no, e em torno do, Tibete.
A Aluminum Corporation, também conhecida como Chinalco, é o segundo maior produtor mundial de alumina e foi alvo de críticas por parte de activistas ambientalistas devido às descargas de uma unidade de fundição existente na região de Amdo (no Tibete) e que a afectam negativamente.
Pequim encoraja então o desenvolvimento mineiro e de outras indústrias no Tibete, devido aos abundantes depósitos de cobre, crómio, bauxite assim como outros minerais preciosos aí existentes. E fá-lo em nome da promoção do crescimento económico e da melhoria dos níveis de vida (N.T: apenas para os cidadãos Chineses Han que habitam o planalto Tibetano).
No entanto subsistem preocupações relativamente à corrida Chinesa para o Tibete, na medida em que tal danificará o delicado ecosistema Tibetano, enquanto que o afluxo de Chineses Han ao Tibete ameaça a cultura Budista e a vida tradicional Tibetana.

In
http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=22749&article=China's+Chinalco+unit+to+explore%2c+smelt+in+Tibet

No comments: