Friday, September 26, 2008

S.S. Dalai Lama oficialmente convidado a falar no Parlamento Europeu

S.S. o Dalai Lama foi oficialmente convidado a falar no Parlamento Europeu a 4 de Dezembro deste ano.

Hans-Gert Pottering, Presidente do PE confirmou a Thubten Wangchen, Director da Fundacion Casa del Tibet em Barcelona, que S.S. havia sido oficialmente convidado a falar no Parlamento, relativamente às suas intenções quanto ao assunto Tibete - China.

Pottering recebeu oficialmente Thubten la que lhe apresentou uma recolha de 30,000 assinaturas, no âmbito da campanha "SOS Tibet", e apelou a que Pottering interviesse num diálogo sério entre S.S. o Dalai Lama e o presidente Chinês Hu Jintao.

Também presentes na reunião estavam o parlamentar Thomas Mann, líder do Grupo de Apoio ao Tibete do PE, a parlamentar espanhola María Badía, Yangdutso Yangkartsang, Presidente da comunidade Tibetana na Bélgica, Tenzin Wangmo do Bureau du Tibet em Bruxelas e Marcin Libicki, Presidente do Comité de Petições do PE.

Durante a reunião Pöttering expressou preocupação relativamente à actual situação vivida no Tibete e garantiu o seu apoio a uma solução pacífica para a questão Tibetana. Pöttering foi um dos principais defensores da resolução adoptada pela maioria do PE em Abril deste ano, que condenava a brutal repressão empreendida pelo governo Chinês sobre os Tibetanos, na sequência das manifestações de 10 de Março.

Thubten Wangchen, agradecendo a Pöttering e ao P.E. o seu apoio, afirmou que a não-violência e a verdade continuam a ser as ferramentas mais poderosas para os Tibetanos atingirem o seu objectivo.

No comments: