Wednesday, July 9, 2008

PROCURA-SE ATLETA


DEIXE A SUA VOZ SER A VOZ DA LIBERDADE


"A liberdade de expressão é algo que é absoluto. É um direito humano. Os atletas têm-no.” - Jacques Rogge, Presidente do Comité Olímpico Internacional


Estas acções sugeridas foram criadas por uma rede de 154 organizações Tibetanas em todo o mundo. Realizar nem que seja uma quando se encontrar em Pequim, enviará uma poderosa mensagem de apoio ao povo Tibetano.




1) ERGA A BANDEIRA TIBETANA

Após realização da sua prova (e esperamos que triunfe!) porque não realizar a sua volta de vitória acenando a sua bandeira nacional juntamente com a bandeira Tibetana? Poderá também incorporar as cores e imagens da bandeira Tibetana em: meias, equipamento de aquecimento ou luvas de boxe!


2) USE OU OFEREÇA UMA KHATA

Uma khata é um lenço de seda cerimonial tradicionalmente utilizado pelos Tibetanos como uma forma de demonstrar honra e respeito a alguém. Pode ser presenteado em qualquer ocasião festiva tal como um casamento, nascimento, graduação ou competição atlética. Simboliza bondade, auspiciosidade e compaixão. Peça ao Grupo de Apoio ao Tibete perto de si que lhe ofereça uma khata antes da sua ida para Pequim, compre uma para oferecer a um colega de equipe, ou peça a um membro da sua família lhe presenteie uma após a sua prova.


3) RAPE A SUA CABEÇA

Como forma de mostrar solidariedade com os milhares de monges e monjas Tibetanos que foram mortos ou detidos conduzindo a protestos não-violentos no seu país, considere rapar a sua cabeça como um gesto simbólico. Ao realizar entrevistas, discuta a ausência de liberdade religiosa no Tibete e apele a que o governo Chinês revele o paradeiro de monges e monjas detidos, que tiveram parte nos recentes acontecimentos no Tibete.


4) USE EQUIPAMENTO TEAM TIBET

Devido ao facto dos Tibetanos não serem autorizados a enviar a sua delegação aos Jogos Olímpicos, Team Tibet é agora um movimento global de pessoas determinadas a darem voz aos Tibetanos, em Pequim. Ao usar uma T-shirt “Free Tibet” ou equipamento Team Tibet poderá estar simbolicamente ao lado dos Tibetanos, que não têm a oportunidade de lá estar presentes.


5) USE A PULSEIRA RANGZEN

‘Rangdzen’ é a palavra Tibetana para “Independência” e estas pulseiras foram originalmente feitas por monjas enquanto se encontravam na prisão, detidas devido a “crimes” políticos tais como: participação em marchas pela liberdade ou por terem publicamente gritado pelo regresso de S.S. o Dalai Lama ao Tibete. As pulseiras são hoje usadas por Tibetanos e apoiantes em todo o mundo como uma forma de expressar o seu apoio pela liberdade do Tibete.


6) DEDIQUE A SUA MEDALHA

Se fôr um dos que ganhou uma medalha (Parabéns!) considere dedicá-la ao Tibete. No pódio, falando à Imprensa ou através do seu website, deixe o mundo saber que valoriza a liberdade e os direitos humanos, mediante a dedicação do seu esforço e trabalho aos que se dedicam à maior de todas as lutas: a da vida e da morte.
Empreste a sua voz aos que viram a sua silenciada.


WWW.ATHLETEWANTED.COM

No comments: