Wednesday, July 9, 2008

CARTA ATLETA

Caro/ Cara Atleta,

Parabéns pela sua selecção para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim este Verão. Sabemos que este momento é o culminar de muitos anos de trabalho intenso e determinação, e que irá competir com integridade e honra.

Como saberá, os Jogos Olímpicos deste Verão encontram-se envoltos em controvérsia devido ao falhanço por parte do governo Chinês em manter as promessas realizadas e relativas a liberdade de imprensa, liberdade de expressão e melhoria no historial de direitos humanos antes e durante os Jogos Olímpicos. Adicionalmente, o governo Chinês tem empreendido uma repressão brutal no Tibete em resposta aos recentes protestos Tibetanos por liberdade e direitos humanos básicos.

Através de uma combinação de força militar e da entrada barrada a estrangeiros – incluindo jornalistas e observadores de organizações de direitos humanos – no Tibete, o governo Chinês tem tido sucesso em silenciar os gritos Tibetanos pela liberdade. Agora que a Cerimónia de Abertura dos Jogos se aproxima, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim estabeleceu uma lista de restrições com 17 páginas e relativa ao comportamento a adoptar por atletas e espectadores, quando em Pequim.

Como atleta Olímpico e cidadão de um país livre, tem a possibilidade e privilégio de promover os direitos humanos e a justiça social. A questão Tibetana é um desafio à consciência do mundo e o facto da China ser o país anfitrião dos Jogos Olímpicos é talvez a maior oportunidade de fazer a diferença, em nome dos seis milhões de Tibetanos que lutam pela sobrevivência.

Na esperança de que usufrua das suas liberdades, o Grupo de Apoio ao Tibete, juntamente com uma rede de 154 organizações de apoio ao Tibete, procedeu à compilação de uma lista de acções recomendadas e que colocamos desde já à sua consideração. Realizar nem que seja uma delas, quando estiver em Pequim, enviará uma mensagem de apoio poderosa ao povo Tibetano, e manterá a pressão necessária sobre o governo Chinês, de modo a que este altere as suas políticas no Tibete.

É inquestionável que os Jogos Olímpicos de Pequim são dos mais politizados da história. São pessoas de consciência como o sr./ sra., que se recusam a serem intimidadas por tácticas musculosas que visam silenciar atletas, que determinarão se os Jogos Olímpicos de Pequim serão recordados como os Jogos que trouxeram uma mensagem de liberdade ao mundo ou, os Jogos que silenciaram o apelo global pela justiça.

Esperamos poder falar consigo e oferecer-lhe uma khata, o tradicional lenço Tibetano que simboliza honra e respeito, antes da sua viagem para Pequim.


Em nome de todos os Tibetanos no mundo, nós agradecemos-lhe e desejamos-lhe muita sorte.



No espírito Olímpico da Liberdade,



___________________



Grupo de Apoio ao Tibete

Portugal

No comments: