Tuesday, July 8, 2008

PRESS RELEASE

8 Julho 2008


Grupo de Apoio ao Tibete lança apelo junto dos atletas Olímpicos Portugueses


Um mês antes da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, o Grupo de Apoio ao Tibete lança apelo junto da representação Olímpica Portuguesa, de forma a que todos os atletas que se deslocarão a Pequim compreendam a situação existente no Tibete, assim como as questões no âmbito dos direitos humanos que rodeiam a realização dos Jogos Olímpicos deste Verão.

Desta forma, o Grupo enviará a todos os atletas uma carta na qual refere que os Jogos Olímpicos deste Verão se encontram envolvidos em controvérsia devido ao falhanço por parte do governo Chinês em manter as promessas realizadas ao Comité Olímpico Internacional em 2001 e relativas à liberdade de imprensa, liberdade de expressão e melhoria no historial de direitos humanos, antes e durante os Jogos Olímpicos.

O Grupo de Apoio ao Tibete refere então que o governo Chinês tem prosseguido uma política de violação dos direitos humanos no Tibete, política essa que culminou na realização de protestos em todo o Tibete por parte de Tibetanos, assim como em manifestações de protesto no decorrer do percurso mundial da tocha Olímpica. Estes não foram dirigidos nem contra o povo Chinês, nem contra os atletas ou o desporto mas sim como uma forma de sublinhar os direitos humanos no Tibete e impedir o governo Chinês de atacar os ideais Olímpicos.

O Grupo de Apoio ao Tibete clarifica que nunca apelou a um boicote dos atletas aos Jogos Olímpicos mas que solicita aos atletas que demonstrem a sua preocupação pelo Tibete. Assim a carta endereçada aos atletas é acompanhada por um conjunto de sugestões de acção, como por exemplo dedicar uma medalha ganha ao Tibete.


FIM

No comments: