Monday, July 7, 2008

Compromisso violado pela China

O governo Chinês continua a bloquear e ameaçar jornalistas estrangeiros, apesar das repetidas promessas relativamente a desbloquear as restrições à liberdade de Imprensa, antes do início dos Jogos Olímpicos, e de acordo com um relatório da Human Rights Watch apresentado hoje.

O governo Chinês proibiu os media locais de publicarem notícias depreciativas antes dos Jogos, o que torna as fontes noticiosas internacionais como as únicas fidedignas relativamente a notícias alusivas à China.

No entanto, prácticas que incluem vigilância sistemática, intimidação de fontes de informação e pressão sobre os assistentes jornalísticos locais estão a impedir os esforços dos correspondentes estrangeiros de prosseguirem com a investigação das suas histórias.

O relatório de 71 páginas “China’s Forbidden Zones: Shutting the Media out of Tibet and Other ‘Sensitive’ Stories,” inclui mais de 60 entrevistas a correspondentes na China, entre Dezembro 2007 e Junho 2008. E documenta a forma como os correspondentes estrangeiros e as suas fontes continuam a fazer face à intimidação e obstrucção por parte de funcionários governamentais. Alguns jornalistas sofreram já ameaças sérias às suas vidas.

Leia este artigo em
http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=21871&article=China%3a+Olympics+Media+Freedom+Commitments+Violated

No comments: