Tuesday, March 6, 2012

PRESS RELEASE

6 Março 2012
TIBETANOS MARCAM DIA DA REVOLTA NACIONAL COM PROTESTOS GLOBAIS ENQUANTO BRUTAL REPRESSÃO CHINESA NO TIBETE CONTINUA
[Lisboa] – No Sábado 10 Março 2012, apoiantes do Tibete em Lisboa participarão em acção de protesto global que assinala o Aniversário da Revolta Nacional Tibetana e solicitam o fim imediato da violentarepressão Chinesa sobre o Tibete.
QUANDO: 18h00– 20h00 (Sábado 10 de Março)
ONDE: Largo do Chiado, Lisboa
O QUÊ: Concentração comemorativado Dia Nacional da Revolta Tibetana (10 Março 1959) e protesto contra apolítica repressiva Chinesa no Tibete
Em 1959 os Tibetanos ergueram-se contra a invasão e ocupação ilegal Chinesa do seu país. Após 53 anos osTibetanos continuam a desafiar o domínio Chinês. Desde Março de 2011 já 25 Tibetanos, incluindo monges e monjas, no Tibete oriental se imolaram como uma forma de protesto, apelando por liberdades no Tibete e pelo regresso do Dalai Lama; na sequência de tal acto pelo menos 16 Tibetanos já faleceram.
Nos últimos dois meses a resistência Tibetana aumentou consideravelmente. No espaço de apenas algumas semanas ocorreram já dez imolações e uma nova onde de protestos com grande escala irrompeu em diversos locais. As forças de segurança Chinesas responderam a estes protestos pacíficos com extrema violência, abrindo fogo sobre os manifestantes, tendo morto pelo menos cinco Tibetanos e ferido gravemente muitos mais.
Presentemente o Tibete encontra-se fechado a estrangeiros e jornalistas tendo em conta a aproximação do dia 10 de Março, que assinala também os protestos ocorridos em todo o Tibete há quatro anos atrás.
Para mais informações acerca dos protestos globais:
Para mais informações acerca da situação no Tibete:
FIM

No comments: