Sunday, March 18, 2012

Dia de Lobby Global: Façam uma chamada pelo Tibete

Dia de Lobby Global: Façam uma chamada pelo Tibete



20 Março 2012 assinala o Dia de Lobby Global pelo Tibete.
Em todo o mundo, Tibetanos, activistas e apoiantes do Tibete irão reunir-se ou telefonar aos seus representantes políticos solicitando-lhes que tomem acções pelo Tibete. Cada reunião, cada telefonema auxiliará a criar uma pressão global para travar os violentos ataques Chineses e apoiar os dramáticos gritos do povo Tibetano por liberdade. Muitas vezes, a única razão pela qual os parlamentares não tomam acções pelo Tibete é porque não foram solicitados para tal


É muito fácil participar e para tornar esta acção ainda mais simples, seguem alguns passos:


1) Contactem os vossos representantes eleitos:
Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Tel.: 800205156 (linha verde)


Grupo Parlamentar do Partido Socialista
Tel.: 800204342 (linha verde) / 213919264

Grupo Parlamentar do Partido Popular
Tel.: 800205158 (linha verde) / 213919233

Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português
Tel.: 800200358 (linha verde) / 213919202

Grupo Parlamentar do Partido do Bloco de Esquerda
Tel.: 800204027 (linha verde) / 213917592

Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes"
Tel.: 800205154 (linha verde) / 213919294 / 213919203





2) No dia 20 Março, telefonem para o gabinete dos vossos representantes:
Peçam para falar com um membro do staff responsável pelos negócios estrangeiros, o líder ou o assistente do líder do grupo parlamentar respectivo.


3) Informem-no acerca da situação urgente no Tibete:
Apresentem-se e digam porque estão a telefonar (ex. O meu nome é XX e sou um/a apoiante do Grupo de Apoio ao Tibete. Telefono hoje porque estou muito preocupado/ a com o que está a acontecer no Tibete).


4) Forneçam uma actualização da situação dramática vivida no Tibete oriental (segue alguma informação):

Desde Março 2011, 30 monges, monjas e civis Tibetanos auto-imolaram-se como forma de protesto e apelando por liberdade no Tibete e o regresso do Dalai Lama; Pelo menos 21 faleceram.

Em Janeiro e Fevereiro 2012, assistimos a uma escalada de protestos no Tibete oriental contra a ocupação Tibetana. No espaço de semanas tiveram lugar doze auto-imolações e emergiu uma nova onda de demonstrações de grande escala. Nalguns locais as forças de segurança Chinesas responderam a estes protestos pacíficos com extrema violência, abrindo fogo sobre os manifestantes - matando pelo menos cinco Tibetanos e ferindo gravemente muitos mais.

Apesar da violenta repressão e ameaça de prisão, tortura e morte. A China falhou e não conseguiu esmagar a resistência Tibetana que permanece excepcionalmente forte até hoje. Este ciclo de resistência e repressão continuará até que a China de facto aborde as legítimas queixas Tibetanas..

• Como apoiante está a ligar no Dia de Lobby Global pelo Tibete - data que coincide com o aniversário dos protestos ocorridos no Tibete em 1959 e 2008. Tibetanos e apoiantes em todo o mundo contactam neste dia os seus representantes eleitos.

• As vidas de pessoas estão em risco e a comunidade internacional tem que intervir, solicitem ao vosso governo para agir de forma a salvar vidas Tibetanas.


5) Apelem ao vosso representante para agir:

i. Solicitar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para estabelecer urgentemente, e juntamente com outros governos, um fórum multi-lateral para Tibete mediante o qual acções diplomáticas pelo Tibete possam ser tomadas e implementadas.


ii. Escrever ao embaixador Chinês no nosso país, apelando pelo fim da repressão no Tibete oriental e o respeito do direito, por parte do povo Tibetano, a realizar protestos pacíficos .

iii. Realizar declaração pública expressando preocupação pela situação actual no Tibete e assinatura do compromisso Stand Up for Tibet: http://standupfortibet.org/enough/dk-speakup-petition-1/



6) Agradeçam à pessoa com quem falaram pela sua disponibilidade.


7) Follow-up
Caso possam enviem a informação disponível em aqui à pessoa com quem falaram.
Se tal vos for impossível, por favor contactem-nos para que o façamos.


8) Feedback
Por favor informem como correu a vossa acção, preenchendo o formulário em: http://standupfortibet.org/make-a-call-for-tibet/



Entre o silêncio e um telefone a tocar constantemente pelo Tibete, a vossa acção fará a diferença. Juntem-se por isso aos apoiantes do Tibete em todo o mundo e participem, divulguem esta acção.

Que o V/ Dia de Lobby Global pelo Tibete decorra da melhor forma!


Em caso de qualquer dúvida contactem-nos.

Saudações
Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: