Monday, March 19, 2012

MENSAGEM A ENVIAR VIA EMAIL



Exmos. Senhores

Desde Março 2011, 30 monges, monjas e civis Tibetanos auto-imolaram-se como forma de protesto e apelando por liberdade no Tibete e o regresso do Dalai Lama; Pelo menos 21 faleceram.

Em Janeiro e Fevereiro 2012, assistimos a uma escalada de protestos no Tibete oriental contra a ocupação Tibetana. No espaço de semanas tiveram lugar doze auto-imolações e emergiu uma nova onda de demonstrações de grande escala. Nalguns locais as forças de segurança Chinesas responderam a estes protestos pacíficos com extrema violência, abrindo fogo sobre os manifestantes - matando pelo menos cinco Tibetanos e ferindo gravemente muitos mais.

Apesar da violenta repressão e ameaça de prisão, tortura e morte. A China falhou e não conseguiu esmagar a resistência Tibetana que permanece excepcionalmente forte até hoje. Este ciclo de resistência e repressão continuará até que a China de facto aborde as legítimas queixas Tibetanas..

Como apoiante do Grupo de Apoio ao Tibete hoje envio este email no Dia de Lobby Global pelo Tibete - data que coincide com o aniversário dos protestos ocorridos no Tibete em 1959 e 2008. Tibetanos e apoiantes em todo o mundo contactam neste dia os seus representantes eleitos.

As vidas de pessoas estão em risco e a comunidade internacional tem que intervir, desta forma venho:
i. Solicitar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para estabelecer urgentemente, e juntamente com outros governos, um fórum multi-lateral para Tibete mediante o qual acções diplomáticas pelo Tibete possam ser tomadas e implementadas.

ii. Apelar a que escrevam ao embaixador Chinês no nosso país, solicitando o fim da repressão no Tibete oriental e o respeito do direito, por parte do povo Tibetano, a realizar protestos pacíficos .

iii. Solicitar que realizem declaração pública expressando preocupação pela situação actual no Tibete e que assinem o compromisso Stand Up for Tibet: http://standupfortibet.org/enough/dk-speakup-petition-1/

Com os meus agradecimentos,
(inserir assinatura)


No comments: