Monday, December 7, 2009

Tibete Terceiro Pólo: Pela primeira vez Tibetanos na conferência das NU sobre o clima solicitam acção relativamente ao Plateau Tibetano.

Uma delegação de Tibetanos encontra-se pela primeira vez presente nas negociações das NU's sobre as alterações climatéricas.

Os Tibetanos vieram até Copenhaga com o intuito de mostrarem como as políticas ambientais Chinesas relativamente ao planalto Tibetano estão a piorar a já existente situação de crise climatérica no local. Estas políticas estão também a fomentar no Tibete crises de direitos humanos, e muito possivelmente abrangendo mais de um bilhão de pessoas no sul e sudeste Asiático.

O Tibete, o maior e mais alto plateau do mundo, é também conhecido como o terceiro pólo da Terra devido ao facto de conter mais água fresca em reservas glaciares do que qualquer outra região, à excepção dos pólos norte e sul. O Plateau Tibetano está a aquecer ao dobro do resto do mundo; a grande maioria dos seus 40,000 glaciares estão a derreter, alterando fundamentalmente as reservas de água dos grandes rios Asiáticos que têm origem no plateau Tibetano e são necessários a mais de um bilhão de pessoas nos países vizinhos.

A China está a implementar uma política de deslocação de mais de dois milhões de nómadas Tibetanos das suas casas tradicionais nas vastas pastagens do planalto. Esta política, sendo empreendida sob a máscara da conservação do plateau, encontra-se relacionada como uma segunda estratégia de barrar e direccionar os rios Tibetanos, movimentando a água do resto da Ásia, direccionando-a para a China, com o objectivo de solucionar a grave crise de água enfrentada pela própria China.

Peritos presentes na conferência de imprensa apresentarão novos dados relativos à importância do Tibete como o Terceiro Pólo da Ásia e do resto do mundo, e discutirão como o conhecimento que os Tibetanos possuem acerca da sua própria terra representa a sua melhor hipótese de conservarem o frágil ecosistema que não só é de importância vital para os Tibetanos, mas também para o resto do mundo.

In
http://tibetthirdpole.org/media-center

2 comments:

Ana Paula Fitas said...

Vou fazer link, meus amigos... no A Nossa Candeia.
Um grande abraço :)

Grupo de Apoio ao Tibete said...

Muito obrigada Ana Paula!
Tudo de bom!
Grupo de Apoio ao Tibete