Tuesday, December 1, 2009

Grupo de Apoio ao Tibete adere à Campanha "Tibet Third Pole"


Declaração de Missão e objectivos do Tibete Terceiro Pólo

O Tibete Terceiro Pólo advoga o direito fundamental dos Tibetanos à auto-determinação ambiental no seu país.


Visamos a plena participação dos Tibetanos em todos os aspectos relativos à requalificação, gestão, uso e conservação a longo prazo dos ecosistemas, serviços de ecosistema e zonas de conservação Tibetanas, para o benefício de todos os seres. Os Tibetanos foram e devem continuar a ser plenos parceiros ao nível da gestão dos ecosistemas do Tibete.

Visamos alianças e colaborações com cientistas, governos, ONGs e povos da Ásia cujo destino e futuro dependem dos serviços do ecosistema que o plateau Tibetano providencia. Juntos, trabalharemos com o intuito de atingir os seguintes objectivos:

- Fim da deslocação dos nómadas Tibetanos das pastagens de grande altitude do plateau Tibetano. Os Tibetanos em todo o plateau Tibetano têm o fundamental direito humano de determinar a melhor forma de habitar na sua terra, que conhecem há um milénio.

- Fim imediato do uso de qualquer espécie de terra que ameaçe os ecosistemas do plateau Tibetano, serviços do ecosistema e usos da terra sustentáveis. Encontramo-nos especialemnte preocupados com os recursos aquáticos do plateau Tibetano que fornece água a mais de um bilhão de pessoas em dez nações.

- Uma pesquisa científica independente e internacional dos ecosistemas do plateau Tibetano, dos serviços do ecosistema e das políticas de uso da terra. Apenas através da participação de cientistas e pessoas relevantes provenientes do Tibete, assim como das nações que dependem dos serviços do ecosistema Tibetano, poderá haver um exame rigoroso das condições ambientais, uma análise credível e interpretação dos dados, assim como uma abordagem equitativa e durável relativamente à adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climatéricas na região.

A utilização de ferramentas e informações sociais e ecológicas, incluíndo conhecimento de ecosistemas tradicionais, para determinar a adapatação humana e do ecosistema apropriada, assim como estratégias de mitigação em nome da utilização sustentável de terra, em termos de iniciativas de conservação da natureza e das comunidades locais.
A criação e utilização activa de uma gestão de recursos local e trans-fronteiriça, transparente e inclusiva. Assim como de mecanismos de tomada de decisão que incluam todos os intervenientes, com especial destaque para os nómadas Tibetanos.

A criação de zonas de conservação ecologicamente estratégicas ao longo do plateau Tibetano com o intuito de restaurar e aumentar a saúde dos serviços do ecosistema. Para além de envolver e apoiar não apenas os modos de vida tradicionais e sustentáveis Tibetanos, mas também prácticas de utilização da terra.
Para mais informações p.f. consulte:

http://www.tibetthirdpole.org/

No comments: