Saturday, December 5, 2009

Cantor Tibetano detido pelas autoridades Chinesas




As autoridades Chinesas detiveram um jovem cantor Tibetano, muito popular no Tibete, acusando-o de compôr canções subversivas.

Tashi Dondrup foi detido na tarde do dia 3 de Dezembro, quando se encontrava escondido na cidade de Xining, capital da província Qinghai. Aí tomou refúgio após as autoridades terem banido a sua música.

O cantor profissional de 30 anos lançou no mês passado um album intitulado "Tortura sem Vestígios", de acordo com fontes ao jornal The Times. O album é composto por 13 canções que expressam nostalgia pelo exilado Dalai Lama, assim como relembram a repressão que se seguiu aos protestos contra a governação Chinesa no Tibete, em Março do ano passado.

Os 5,000 Cds foram rapidamente adquiridos pelos Tibetanos na região oriental do Tibete, Amdo, onde Tashi Dondrup é uma estrela local. As autoridades Chinesas de imediato baniram o album.

Oficiais na provínica central de Henan emitiram um mandato pela sua captura, dado Tashi ser membro da Companhia de Artes da Região Autónoma da Mongólia e de Henan.

O músico, filho de agricultores Tibetanos casou-se há dois meses.

In
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/asia/article6943997.ece

No comments: