Tuesday, December 8, 2009

China detem 11 Tibetanos devido a VCD "subversivo"




As autoridades Chinesas detiveram onze Tibetanos, na sua maioria monges, acusando-os de produzirem e distribuirem canções subversivas em VCD, de acordo com informação recebida pelo Centro Tibetano de Direitos Humanos e Democracia.

Onze Tibetanos dos Mosteiros de Tsakho e Khakhor no Condado de Matoe (Ch: Maduo Xian) no Golog (Ch: Guoluo) foram detidos a 4 de Dezembro de 2009 por oficiais do Bureau de Segurança Pública.

De acordo com a mesma fonte, o video foi produzido por cinco monges dos dois mosteiros na cidade de Tsakho.

O VDC intitulado "Chakdrum Marpo" (Omen Sangrento) foi lançado no dia 1 de Setembro de 2009. É maioritariamente composto por canções cujas letras expressam nostalgia pelo líder Tibetano exilado, o Dalai Lama, a tristeza e impotência face às mortes dos Tibetanos após os protestos pacíficos que tiveram lugar no Tibete, no ano passado, a má governação e brutalidade Chinesa e a exploração mineira no Tibete.

No VCD foram incorporadas imagens da brutalidade e mortes de Tibetanos, por parte das autoridades Chinesas, em 2008.

Cerca de 5000 cópias do VDC foram distribuídas livremente por seis outros Tibetanos, no e em redor do condado de Matoe.

Enquanto que os distribuidores do VCD foram libertados após pagamento de fiança. Os cinco monges que produziram o VCD ainda se encontram sobre custódia policial.

Aos indivíduos libertados foi dado o prazo de 10 de Dezembro para obterem os VCDs distribuídos, sob a pena de serem novamente detidos. Devido ao facto dos VCDs terem sido distribuídos por uma área razoavelmente extensa, será practicamente impossível reaver os mesmos, sendo que a sua detenção é provável.

In
http://www.tchrd.org/press/2009/pr20091208.html

No comments: