Num incidente que chocou o mundo, uma jovem monja Tibetana, Kelsang Namtso, faleceu após a polícia Chinesa ter aberto fogo sobre um grupo de peregrinos que haviam fugido do Tibete, e se preparavam para atravessar o passe de Nangpa.
Os disparos foram testemunhados por vários montanhistas internacionais, alguns dos quais gravaram ou fotografaram os acontecimentos, assim como auxiliaram os Tibetanos.
Utilizando gravações originais dos montanhistas, encenações e entrevistas a testemunhas e sobreviventes, "Tibet: Murder in the Snow" conta-nos a história de jovens Tibetanos que anualmente arriscam as suas vidas para ilegalmente atravessarem oos Himalaias com o intuito de verem o seu líder espiritual, o Dalai Lama, ou entrarem na escola na Índia.
É uma viagem muito perigosa. Em Setembro de 2006, mais de 70 jovens viajaram durante três noites num camião em direcção a sul, rumo aos Himalaias. Os refugiados caminharam durante mais 10 noites, com roupas inadequadas, alimentos e água insuficientes, rumo ao ínfame Passe de Nangpa a mais de 6000 metros de altura.
Kelsang Namtso faleceu, vítima dos disparos impunes das autoridades Chinesas.
Não deixe de ver o filme, p.f. aceda a:
http://www.tibetcustom.com/mediagallery/media.php?f=0&sort=0&s=20091025112710363
No comments:
Post a Comment