Sunday, February 22, 2009

UPDATE

Detenções no Tibete em resposta a "Losar Não"

Ao longo das últimas semanas foi, custosamente, recebida informação do Tibete de que muitos Tibetanos, senão a maioria, planeam não celebrar o Losar (Ano Novo Tibetano) que tem início a 25 de Fevereiro.


Tal é não só a demonstração de um acto de resistência, como também uma forma de homenagear todos os Tibetanos que faleceram, na sequência da repressão Chinesa sobre os protestos ocorridos em todo o Tibete, a partir de 10 Março 2008.


Entretanto é intensa a presença militar no Tibete, tendo as autoridades Chinesas mobilizado centenas de veículos e pessoal militar para a capital Tibetana. Milhares de pessoas foram questionadas e algumas detidas devido à posse de canções "reacionárias" nos seus telemóveis.


Acções semelhantes decorreram também noutras regiões Tibetanas levando o Governo Tibetano no exílio, a 29 de Janeiro, a apelar aos governos e indíviduos em todo o mundo para que activamente intervenham, de forma a que "Março 2008 não seja repetido".


Enquanto que no editorial do jornal diário Tibetano Tibet Daily de 18 Fevereiro, se podia ler um apelo ao povo Tibetano... que este "firmemente esmague a agressão selvagem da clique do Dalai, que derrote o separatismo e colectivamente guerreie com o intuito de manter a estabilidade." (?!?)


Detenções:
À medida que o Losar se aproxima, a situação continua a deteriorar-se e várias organizações de apoio ao Tibete relataram já protestos e detenções no Tibete.


O Tibetan Centre for Human Rights and Democracy afirma conhecer os nomes dos 21 Tibetanos que foram detidos, a 16 Fevereiro, após um protesto pacífico no Lithang, Kham (região Tibetana apelidada de Província Sichuan pela China).


Os manifestantes - monges, nómadas e locais - demonstraram o seu apoio a um manifestante solitário, Lobsang Lhondup de 39 anos, que na véspera e de acordo com a organização Free Tibet, apelou a que os Tibetanos não celebrassem o Losar.


A 19 Fevereiro, a International Campaign for Tibet relatou um incidente no condado de Nagchu, na Região Autónoma Tibetana. A Polícia Armada do Povo interveio com armas de fogo, após uma discussão entre um Tibetano e um condutor de táxi Chinês se ter transformado numa luta. Alguns Tibetanos presentes no local gritaram slogans tais como "Devolvam-nos a nossa terra".

Faça algo pelo Tibete !
Participe nas actividades e campanhas desenvolvidas pelo Grupo de Apoio ao Tibete, divulgando-as por amigos e familiares.


EVENTOS

25 Fev - A partir das 18h30 na UBP em Lisboa
Sessão de Oração pelas vítimas Tibetanas

28 Fev - A partir das 16h00 em Lisboa (Associação Sorrir)
Exibição de 3 filmes Tibetanos e apresentação da Campanha pela libertação de Dhondup Wangchen (realizador do filme "Leaving Fear Behind") e outros prisioneiros políticos.

No comments: