Friday, February 27, 2009

Monge alvejado pela polícia Chinesa em Ngaba

Um monge Tibetano foi hoje alvejado pela polícia Chinesa após se ter imolado. Tal ocorreu na cidade de Ngaba, Tibete oriental.
De acordo com testemunhas, Tape, um monge com cerca de 20 anos do mosteiro Kirti, gritava slogans empunhando uma bandeira Tibetana com a imagem de S.S. Dalai Lama, quando se imolou no cruzamento situado no mercado principal. De acordo com relatos de testemunhas, a polícia Chinesa disparou três tiros sobre Tape, após ele se ter imolado. Pelo menos uma das balas atingiu-o. O seu corpo foi imediatamente removido do local.
Informações provenientes do mosteiro Kirti mostram-nos que o protesto de Tape surgiu no seguimento do protesto de 1,000 monges (incluíndo Tape) e na sequência de terem sido proibidos, pelas autoridades Chinesas, de entrar no hall de orações do mosteiro para as orações referentes ao 3º dia do Losar, Ano Novo Tibetano.
Desde as manifestações de Março do ano passado que os monges do mosteiro Kirti têm sido alvo de torturas extremas, abusos e intimidações por parte das autoridades Chinesas.

No comments: