Monday, February 8, 2010

LOSAR TASHI DELEK !



Os Tibetanos e apoiantes da causa Tibetana irão celebrar o Losar - o Ano Novo Tibetano - a 14 de Fevereiro de 2010. No calendário lunar Tibetano, este dia marca o início do Ano 2137 do Tigre - Ferro, uma época de mudança, de esperança e renovação. Nesse dia, nós celebraremos a nossa história, a nossa cultura, a nossa religião e o nosso futuro - porque a nossa história é grande, a nossa cultura é bela, a nossa religião é profunda, e - apesar do nosso sofrimento presente - o nosso futuro é brilhante.


Desde 2008, após os protestos pacíficos Tibetanos em todas as três províncias históricas do Tibete, nós testemunhámos uma escalada nas detenções, na tortura e morte dos nossos compatriotas sob o domínio Chinês. Devido a tal, no ano passado, os Tibetanos em torno do mundo uniram-se e não comemoraram o Losar.


Este ano, muitos Tibetanos estão planeando celebrar o Losar por uma única razão: porque somos Tibetanos. Vamos falar a língua tibetana, vestir à tibetano, e observar costumes tibetanos, reforçando assim a nossa identidade e o nosso espírito. Através dessa observância vamos encontrar coragem e novas oportunidades para fazer avançar a nossa luta. Ao observar o Losar com família e amigos, os Tibetanos tocarão na felicidade que, tal como o sofrimento, é uma parte integrante de um movimento de liberdade.


Ao longo de todos estes anos de ocupação, uma coisa é clara: o opressor inveja o espírito do povo Tibetano, que não pode ser esmagado pela violência. Este ano os Tibetanos em todo o mundo irão nutrir o espírito com a observância do Losar.


Ao observar esta tradição cultural importante, apelamos a que Tibetanos e simpatizantes coloquem lamparinas e velas nos seus altares e nas suas janelas, no dia 14 de Fevereiro, em homenagem à coragem do povo Tibetano no Tibete, que continua a resistir à ocupação ilegal do governo chinês da sua terra natal.


A todos os Amigos do Tibete e Apoiantes do Grupo de Apoio ao Tibete: Losar Tashi Delek !


Saudações

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: