Friday, February 26, 2010

China: Sentenças de morte e prisão para três ativistas tibetanos

Dharamsala - O Tribunal do Povo de Kardze condenou três tibetanos por "incitarem ao separatismo" e "perturbarem a ordem social", com penas que vão desde a morte aos 16 anos de prisão.
Os juízes proferiram a decisão no dia 17 de Novembro passado, mas a notícia só foi conhecida há poucos dias. Ativistas dos direitos humanos no Tibete, explicaram que as autoridades realizam os julgamentos "em segredo" para evitar a disseminação de informações. Por outro lado os tibetanos estão "mais cautelosos" no envio de notícias de fora, por medo de represálias por parte das autoridades chinesas.

A 17 de Novembro, o Tribunal Popular Intermédio da Prefeitura Autónoma do Tibete (TAP) em Kardze, condenou à morte Pema Yeshi de 28 anos - mas a pena foi suspensa por dois anos. Os tribunais aplicaram uma pena de prisão perpétua a Sonam Gonpo, de 24 anos e 16 anos de prisão para Tsewang Gyatso, aka Tsok Tsok, 32 anos.
Fontes do Centro Tibetano para os Direitos Humanos e Democracia (TCHRD) revelam que os três tibetanos vêm de Thangkyi, cidade do condado de Nyarong (Xinlong Xian, em chinês), província de Sichuan.Durante cinco meses, as respectivas famílias nada ouviram acerca do seu destino.
Os três tibetanos,foram levados para a prisão de Chengdu e a 17 de novembro foram a julgamento. O julgamento foi realizado a portas fechadas e sem o menor respeito pelos direitos humanos, entre os quais figura também o direito de defesa dos acusados. A 10 de Dezembro, finalmente, as autoridades locais informaram os parentes da sentença.

In
http://www.speroforum.com/site/article.asp?id=28055&t=China%3A++Tibet%3A+++Death+sentences+and+prison+for+three+Tibetan+activists.+Beijing+silences+media

No comments: