Wednesday, December 16, 2009

URGENTE - Acção Online

Apelo a Wen Jiabao para que seja colocado um travão à deslocação forçada de nómadas Tibetanos


O Primeiro-Ministro Chinês Wen Jiabao estará em Copenhaga, entre 17 e 18 de Dezembro, com o intuito de chegar a um acordo climatérico, juntamente com outros líderes mundiais, e no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climatéricas.

O vosso apoio conta!

A acção online está disponível em:

http://org2.democracyinaction.org/o/5380/p/dia/action/public/?action_KEY=1434

Saudações

Grupo de Apoio ao Tibete

Monday, December 14, 2009

Acção Urgente

Caros Amigos,
Apelamos ao envio de um email, dirigido aos cinco secretários do Partido Comunista Chinês que governam o Tibete (Zhang Qingli, Bai Enpei, Lu Hao, Liu Qibao e Qiang Wei) visando um travão à deslocação e sedentarização forçada de nómadas Tibetanos. Na medida em que tal terá um muito negativo impacto não apenas social, mas também ambiental.
Para envio de email p.f. acedam ao seguinte link:

Faixa "China Free Tibet" na Torre de Belém em Lisboa!







Sunday, December 13, 2009



Num incidente que chocou o mundo, uma jovem monja Tibetana, Kelsang Namtso, faleceu após a polícia Chinesa ter aberto fogo sobre um grupo de peregrinos que haviam fugido do Tibete, e se preparavam para atravessar o passe de Nangpa.

Os disparos foram testemunhados por vários montanhistas internacionais, alguns dos quais gravaram ou fotografaram os acontecimentos, assim como auxiliaram os Tibetanos.

Utilizando gravações originais dos montanhistas, encenações e entrevistas a testemunhas e sobreviventes, "Tibet: Murder in the Snow" conta-nos a história de jovens Tibetanos que anualmente arriscam as suas vidas para ilegalmente atravessarem oos Himalaias com o intuito de verem o seu líder espiritual, o Dalai Lama, ou entrarem na escola na Índia.

É uma viagem muito perigosa. Em Setembro de 2006, mais de 70 jovens viajaram durante três noites num camião em direcção a sul, rumo aos Himalaias. Os refugiados caminharam durante mais 10 noites, com roupas inadequadas, alimentos e água insuficientes, rumo ao ínfame Passe de Nangpa a mais de 6000 metros de altura.

Kelsang Namtso faleceu, vítima dos disparos impunes das autoridades Chinesas.

Não deixe de ver o filme, p.f. aceda a:

http://www.tibetcustom.com/mediagallery/media.php?f=0&sort=0&s=20091025112710363

Wednesday, December 9, 2009

Celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos



A segurança foi aumentada no condado de Nyakchukha (Ch: Yajiang), província de Sichuan após vários protestos apelando por um novo julgamento do reverenciado monge Tibetano, Tenzin Delek Rinpoche (em cima), detido pelas autoridades Chinesas em 2002

Durante o fim-de-semana tibetanos na área realizaram uma greve de fome, que entretanto já terminou.

Na área em questão, frequentemente fechada aos jornalistas estrangeiros, a segurança tem estado em alerta máximo após os protestos pacíficos que se estenderam pelo planalto Tibetano em Março de 2008.

Desde Sábado que tropas e polícias armados têm estado estacionados em Nyakchukha. Forças de segurança patrulham as ruas e foram erguidos postos de controlo para monitorizar os movimentos das pessoas.

Crê-se que no seguimento de protestos visando um novo julgamento para Tenzin Delek Rinpoche entre 70 a 150 pessoas tenham sido detidas.

Tenzin Delek Rinpoche é conhecido como um acérrimo defensor da religião e cultura Tibetana, numa altura em que ambas se encontravam severamente ameaçadas pelo influxo de migrantes Chineses. Foi condenado à morte em 2002 por alegado envolvimento bombista, acusação essa negada por Rinpoche. A sua sentença foi posteriormente alterada para prisão perpétua em 2005.

Cinco membros da família de Rinpoche deslocaram-se recentemente até Pequim com o intuito de entregar uma petição visando um novo julgamento. A petição havia sido assinada por 30,00 pessoas, no entanto os familiares de Rinpoche viram-se forçados a regressar até Sichuan, onde se deslocaram até ao tribunal municipal de Chengdu com o intuito de obter permissão para visitarem Rinpoche na prisão.

O ressentimento Tibetano relativamente ao domínio Chinês no Tibete tem sido alimentado pelas restrições religiosas, assim como pela competição com os migrantes Chineses Han, actualmente predominantes numa região tradicionalmente Tibetana.
Na próxima quinta-feira, dia 10 de Dezembro de 2009 será, mais uma vez, celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, assim como a atribuição do prémio Nobel da Paz a Sua Santidade o Dalai Lama, em 1989.

Na Assembleia da República de Portugal pelas 15h, os vários Grupos parlamentares e o Governo proferirão um pequeno discurso alusivo ao mesmo.

O Grupo de Apoio ao Tibete vem por este meio apelar para que no âmbito deste discurso, seja realizada menção à repressão sobre a qual continuam viver os Tibetanos no Tibete, passados 50 anos da ocupação Chinesa.

Os mais básicos direitos humanos são diariamente violados, não podendo os Tibetanos usufruir de liberdade de expressão, reunião e associação.

Relembramos as recentes condenações em Outubro passado, de quatro jovens Tibetanos acusados de terem participado nas acções pacíficas de protesto, que varreram o planalto Tibetano em Março do ano passado.

Informamos da morte esta semana da jovem monja, Yankyi Dolma, que faleceu vítima das torturas infligidas na prisão, após a sua detenção em Março deste ano.

Tememos pela sentença que será atribuída ao realizador do documentário "Leaving Fear Behind" detido desde Março de 2008, assim como pela saúde e maus-tratos infligidos a Tenzin Delek Rinpoche, condenado em 2202 à prisão perpétua.

FIM

Tuesday, December 8, 2009

China detem 11 Tibetanos devido a VCD "subversivo"




As autoridades Chinesas detiveram onze Tibetanos, na sua maioria monges, acusando-os de produzirem e distribuirem canções subversivas em VCD, de acordo com informação recebida pelo Centro Tibetano de Direitos Humanos e Democracia.

Onze Tibetanos dos Mosteiros de Tsakho e Khakhor no Condado de Matoe (Ch: Maduo Xian) no Golog (Ch: Guoluo) foram detidos a 4 de Dezembro de 2009 por oficiais do Bureau de Segurança Pública.

De acordo com a mesma fonte, o video foi produzido por cinco monges dos dois mosteiros na cidade de Tsakho.

O VDC intitulado "Chakdrum Marpo" (Omen Sangrento) foi lançado no dia 1 de Setembro de 2009. É maioritariamente composto por canções cujas letras expressam nostalgia pelo líder Tibetano exilado, o Dalai Lama, a tristeza e impotência face às mortes dos Tibetanos após os protestos pacíficos que tiveram lugar no Tibete, no ano passado, a má governação e brutalidade Chinesa e a exploração mineira no Tibete.

No VCD foram incorporadas imagens da brutalidade e mortes de Tibetanos, por parte das autoridades Chinesas, em 2008.

Cerca de 5000 cópias do VDC foram distribuídas livremente por seis outros Tibetanos, no e em redor do condado de Matoe.

Enquanto que os distribuidores do VCD foram libertados após pagamento de fiança. Os cinco monges que produziram o VCD ainda se encontram sobre custódia policial.

Aos indivíduos libertados foi dado o prazo de 10 de Dezembro para obterem os VCDs distribuídos, sob a pena de serem novamente detidos. Devido ao facto dos VCDs terem sido distribuídos por uma área razoavelmente extensa, será practicamente impossível reaver os mesmos, sendo que a sua detenção é provável.

In
http://www.tchrd.org/press/2009/pr20091208.html

Monday, December 7, 2009

Tibete Terceiro Pólo: Pela primeira vez Tibetanos na conferência das NU sobre o clima solicitam acção relativamente ao Plateau Tibetano.

Uma delegação de Tibetanos encontra-se pela primeira vez presente nas negociações das NU's sobre as alterações climatéricas.

Os Tibetanos vieram até Copenhaga com o intuito de mostrarem como as políticas ambientais Chinesas relativamente ao planalto Tibetano estão a piorar a já existente situação de crise climatérica no local. Estas políticas estão também a fomentar no Tibete crises de direitos humanos, e muito possivelmente abrangendo mais de um bilhão de pessoas no sul e sudeste Asiático.

O Tibete, o maior e mais alto plateau do mundo, é também conhecido como o terceiro pólo da Terra devido ao facto de conter mais água fresca em reservas glaciares do que qualquer outra região, à excepção dos pólos norte e sul. O Plateau Tibetano está a aquecer ao dobro do resto do mundo; a grande maioria dos seus 40,000 glaciares estão a derreter, alterando fundamentalmente as reservas de água dos grandes rios Asiáticos que têm origem no plateau Tibetano e são necessários a mais de um bilhão de pessoas nos países vizinhos.

A China está a implementar uma política de deslocação de mais de dois milhões de nómadas Tibetanos das suas casas tradicionais nas vastas pastagens do planalto. Esta política, sendo empreendida sob a máscara da conservação do plateau, encontra-se relacionada como uma segunda estratégia de barrar e direccionar os rios Tibetanos, movimentando a água do resto da Ásia, direccionando-a para a China, com o objectivo de solucionar a grave crise de água enfrentada pela própria China.

Peritos presentes na conferência de imprensa apresentarão novos dados relativos à importância do Tibete como o Terceiro Pólo da Ásia e do resto do mundo, e discutirão como o conhecimento que os Tibetanos possuem acerca da sua própria terra representa a sua melhor hipótese de conservarem o frágil ecosistema que não só é de importância vital para os Tibetanos, mas também para o resto do mundo.

In
http://tibetthirdpole.org/media-center

Saturday, December 5, 2009

Cantor Tibetano detido pelas autoridades Chinesas




As autoridades Chinesas detiveram um jovem cantor Tibetano, muito popular no Tibete, acusando-o de compôr canções subversivas.

Tashi Dondrup foi detido na tarde do dia 3 de Dezembro, quando se encontrava escondido na cidade de Xining, capital da província Qinghai. Aí tomou refúgio após as autoridades terem banido a sua música.

O cantor profissional de 30 anos lançou no mês passado um album intitulado "Tortura sem Vestígios", de acordo com fontes ao jornal The Times. O album é composto por 13 canções que expressam nostalgia pelo exilado Dalai Lama, assim como relembram a repressão que se seguiu aos protestos contra a governação Chinesa no Tibete, em Março do ano passado.

Os 5,000 Cds foram rapidamente adquiridos pelos Tibetanos na região oriental do Tibete, Amdo, onde Tashi Dondrup é uma estrela local. As autoridades Chinesas de imediato baniram o album.

Oficiais na provínica central de Henan emitiram um mandato pela sua captura, dado Tashi ser membro da Companhia de Artes da Região Autónoma da Mongólia e de Henan.

O músico, filho de agricultores Tibetanos casou-se há dois meses.

In
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/asia/article6943997.ece

Thursday, December 3, 2009

AGRADECIMENTO




Caros Amigos,



Mais uma vez, vimos agradecer a todos os que generosamente colaboraram na campanha de angariação de fundos promovida pelo Grupo de Apoio ao Tibete, quando do excelente concerto dos Blasted Mechanism, no Sábado passado.



Entre doações e vendas juntámos 212 euros, e o objectivo desse montante era o financiamento da vinda de Palden Gyatso a Lisboa já este mês.



Infelizmente recebemos informação de que o visto concedido a Palden Gyatso (em cima imagem) em Nova Delhi, não é um visto Schengen, que lhe permitiria viajar para França, Suécia, República Checa e Portugal. É unicamente válido para a Austria, cujo Grupo de Apoio ao Tibete tomou a iniciativa de convidar Palden Gyatso e custear as despesas iniciais.



Desta forma utilizaremos o montante acima referido para saldar dívidas referentes a facturas anteriores, assim como para financiar as acções que realizaremos este mês e em Janeiro também.



Obrigada a todos !



Continuamos a contar convosco, por um Tibete Livre!



Saudações amigas,



Grupo de Apoio ao Tibete

Wednesday, December 2, 2009

ACÇÃO URGENTE PELA LIBERTAÇÃO DE TENZIN DELEK RINPOCHE !






O venerado líder Tibetano Tenzin Delek Rinpoche foi detido em 2002, tendo recebido uma sentença de morte suspensa por um crime que não cometeu.



O seu estado de saúde é actualmente crítico, tendo as autoridades Chinesas negado o seu pedido visando a obtenção de medicação Tibetana.



Tenzin Delek Rinpoche encontra-se detido numa prisão em Sichuan.



ENVIE UM EMAIL AO SECRETÁRIO DO PARTIDO Liu Qibao no Sichuan

de forma a que Rinpoche veja concedido o seu pedido de medicação Tibetana

e que seja imediata e incondicionalmente libertado!



http://org2.democracyinaction.org/o/5380/p/dia/action/public/?action_KEY=1349




Tuesday, December 1, 2009

ACÇÃO URGENTE !




Envie já um email aos líderes Chineses

para que coloquem um fim à deslocação dos




"Tibet's nomads, who have already lived sustainably on the Roof of the World for thousands of years, are thus essential to the long-term restoration, conservation and health of the very ecosystems and resources that China so desperately craves - and for which China invaded Tibet in 1949. Yet China continues to crush any voice, in Tibet and around the world, that dares speak up for Tibet's environment, for Tibetans' environmental human rights, and for all downstream communities affected by China's actions."


In
http://www.tibetnetwork.org/campaign-tibetthirdpole

Grupo de Apoio ao Tibete adere à Campanha "Tibet Third Pole"


Declaração de Missão e objectivos do Tibete Terceiro Pólo

O Tibete Terceiro Pólo advoga o direito fundamental dos Tibetanos à auto-determinação ambiental no seu país.


Visamos a plena participação dos Tibetanos em todos os aspectos relativos à requalificação, gestão, uso e conservação a longo prazo dos ecosistemas, serviços de ecosistema e zonas de conservação Tibetanas, para o benefício de todos os seres. Os Tibetanos foram e devem continuar a ser plenos parceiros ao nível da gestão dos ecosistemas do Tibete.

Visamos alianças e colaborações com cientistas, governos, ONGs e povos da Ásia cujo destino e futuro dependem dos serviços do ecosistema que o plateau Tibetano providencia. Juntos, trabalharemos com o intuito de atingir os seguintes objectivos:

- Fim da deslocação dos nómadas Tibetanos das pastagens de grande altitude do plateau Tibetano. Os Tibetanos em todo o plateau Tibetano têm o fundamental direito humano de determinar a melhor forma de habitar na sua terra, que conhecem há um milénio.

- Fim imediato do uso de qualquer espécie de terra que ameaçe os ecosistemas do plateau Tibetano, serviços do ecosistema e usos da terra sustentáveis. Encontramo-nos especialemnte preocupados com os recursos aquáticos do plateau Tibetano que fornece água a mais de um bilhão de pessoas em dez nações.

- Uma pesquisa científica independente e internacional dos ecosistemas do plateau Tibetano, dos serviços do ecosistema e das políticas de uso da terra. Apenas através da participação de cientistas e pessoas relevantes provenientes do Tibete, assim como das nações que dependem dos serviços do ecosistema Tibetano, poderá haver um exame rigoroso das condições ambientais, uma análise credível e interpretação dos dados, assim como uma abordagem equitativa e durável relativamente à adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climatéricas na região.

A utilização de ferramentas e informações sociais e ecológicas, incluíndo conhecimento de ecosistemas tradicionais, para determinar a adapatação humana e do ecosistema apropriada, assim como estratégias de mitigação em nome da utilização sustentável de terra, em termos de iniciativas de conservação da natureza e das comunidades locais.
A criação e utilização activa de uma gestão de recursos local e trans-fronteiriça, transparente e inclusiva. Assim como de mecanismos de tomada de decisão que incluam todos os intervenientes, com especial destaque para os nómadas Tibetanos.

A criação de zonas de conservação ecologicamente estratégicas ao longo do plateau Tibetano com o intuito de restaurar e aumentar a saúde dos serviços do ecosistema. Para além de envolver e apoiar não apenas os modos de vida tradicionais e sustentáveis Tibetanos, mas também prácticas de utilização da terra.
Para mais informações p.f. consulte:

http://www.tibetthirdpole.org/