Monday, August 25, 2008

Região remota Tibetana sob tensão



Na perfeitura de Garze, soldados armados encontram-se posicionados nas estradas desta região remota dos Himalayas, a identificação dos viajantes é controlada e monges Tibetanos falam com preocupação dos líderes Chineses que os governam.
"Nós vivemos sob o socialismo Chinês" afirma um monge Budista em Kangding, capital da perfeitura de Garze, após jornalista da AFP o ter questionado acerca das afirmações governamentais Chinesas em como "a estabilidade e a harmonia" regressaram à região.

"Se as autoridades dizem que a estabilidade e a harmonia regressaram, então regressaram, porque o que vale é o que eles dizem" afirma o monge.

Os jornalistas da AFP não conseguiram avançar muito mais para além de Kangding devido à má condição das estradas e ao facto dos condutores se recusarem a transportar estrangeiros.

A perfeitura de Garze é uma área montanhosa com cerca de 150,000 km2.

Um viajante Chinês Han afirmou aos jornalistas que "parece que os miliatres se estão a preparar para ficar na região durante muito tempo." E recordando um encontro com as forças de segurança num templo relatou, "fomos forçados a sair do autocarro com espingardas apontadas, procedemos ao registo, fomos de novo encaminhados para o autocarro e seguimos viagem." O episódio traduz o procedimento de controlo de identificação dos viajantes nas estradas que conduzem aos templos, por parte da polícia e dos militares Chineses.

In

No comments: