Saturday, August 9, 2008

Manifestação pelo Tibete - Ontem













Ontem estivemos frente à Embaixada da R.P.C. entre as 20h-21h, em protesto contra o facto do governo Chinês utilizar os Jogos Olímpicos e a necessidade de garantir a "segurança interna" para dramaticamente aumentar as políticas repressivas sobre o Tibete.

A reduzida informação, de fonte segura, que nos chega do Tibete é deveras confrangedora e é com pesar que assistimos indirectamente a uns Jogos Olímpicos que cobrem um clima de tensão, medo e repressão em todo o planalto Tibetano.
A manifestação ficou marcada pelos confrontos verbais entre o Sr. Qing, aparentemente jornalista Chinês, que afirmou estar presente para tomar notas do acontecimento. Curioso não ter nada onde as apontar..tal como tinham os restantes jornalistas presentes.

O facto de desde o início e até ao final da manifestação termos insistido em que não fossem tiradas fotografias aos manifstantes, gerou alguma confusão da parte de quem estava presente na manifestação pela primeira vez.

Esta acção da nossa parte vem em resposta à contínua atitude da parte dos "jornalistas" e simpatizantes Chineses presentes, quando da organização de acções por parte do Grupo de Apoio ao Tibete, desde 10 de Março deste ano.

Os senhores têm-se repetidamente colocado a cerca de 1 mt de distância dos manifestantantes e individualmente tirado fotografias de rosto. Quanto quisemos fazer o mesmo, gerou-se grande algazarra. Ou seja eles podiam-nos tirar as fotos que desejassem, mas nós já não...Queríamos apenas deixar esta nota explicativa.

Obrigada a Todos e Todas que estiveram presentes pelo Tibete, numa altura verdadeiramente crítica da sua História. Até breve !

No comments: