Wednesday, August 13, 2008

EMBAIXADA R.P.C. REJEITA ENTREGA DE FAIXA

Na sequência da manifestação de dia 8 de Agosto, realizada pelas 20 h frente à embaixada da República Popular da China em Lisboa, foi disponibilizada uma faixa de cartolina onde dezenas de pessoas escreveram mensagens que gostariam de enviar ao governo Chinês e alusivas ao Tibete.
Na quinta-feira, dia 7 de Agosto, contactámos telefonicamente o Sr. Fhi adido de Imprensa junto da embaixada que nos garantiu que seríamos então recebidos pelo mesmo, na segunda-feira seguinte em hora que indicaria no próprio dia 11 de Agosto, de manhã.
Na segunda-feira pelas 10h representante do Grupo de Apoio ao Tibete entra em contacto com o Sr. Fhi que se prontificou a ligar passados 20 minutos para o telemóvel da pessoa que o contactou. Tal como já havíamos informado, não foi recepcionado um telefonema da parte do Sr. Fhi.
Ontem de tarde solicitámos um serviço de estafeta para entrega da referida faixa hoje, dia 13 de Agosto pelas 10 horas. A tal hora o estafeta deslocou-se à embaixada da R.P.C., situada na R. de S. Caetano, nº 2 e tocando à campainha refere que pretende realizar uma entrega. Foi-lhe inicialmente pedido que colocasse no visor do intercomunicador o documento de entrega. Depois que colocasse o objecto no visor. Após estes dois pedidos a comunicação via intercomunicador foi interrompida, e um senhor Chinês abriu uma janela do edifício e gesticulou que não queria receber a entrega e que o estafeta se fôsse embora.
Lamentamos, sem admiração, esta falta de transparência, credibilidade e abertura da parte dos funcionários da embaixada da R.P.C., especialmente após a longa conversa telefónica mantida entre o Sr. Adido de Imprensa e um dos representante do Grupo de Apoio ao Tibete, em que este manifestava vontade e disponibilidade em realizar um encontro informal com membros do Grupo de Apoio ao Tibete.

FIM

No comments: