Friday, November 9, 2012

Tibete em crise



Tibete em crise
Desde Março de 2009 e até hoje 69 Tibetanos auto-imolaram-se no Tibete em protesto contra o domínio Chinês.
O governo Chinês respondeu às imolações mediante o uso brutal da força, nalguns casos agredindo os Tibetanos com armas metálicas, enquanto ardiam.
O governo Português deve pública e vigorosamente opor-se às atrocidadades do governo Chinês no Tibete e contribuir para o fim das políticas repressivas que impulsionam estes drásticos actos de protesto no Tibete.
Nós solicitamos ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros Dr. Paulo Portas que contribua para que os seus congéneres europeus se unam pelo Tibete, planeiem uma conferência internacional e criem um grupo de "Amigos do Povo Tibetano". Tais mecanismos multi-laterais são, a longo prazo, a nossa melhor oportunidade de conseguir uma resolução justa e duradoura que coloque um fim à ocupação do Tibete.
Apelamos ainda ao Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros que solicite ao governo Chinês a retirada imediata das forças de segurança do Tibete; o fim dos maus tratos e torturas a monges e monjas; a libertação de todos os detidos com ligação às imolações e informação acerca do paradeiro e estado de todos os que se imolaram e foram detidos; a permissão para que diplomatas e media internacionais tenham acesso sem limitações ao Tibete; assim como uma resposta aos pedidos do povo Tibetano por liberdades e o regresso de Sua Santidade o Dalai Lama.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: