Sunday, November 18, 2012

PRESS RELEASE: No mesmo dia dois protestos por parte de Tibetanos no Tibete



Press release: 18 Novembro 2012
 
Sangdak, um nómada Tibetano de 24 anos, faleceu após se ter auto-imolado em protesto em Dokarmo, condado de Tsekhog, prefeitura de Malho, no Tibete oriental entre as 18h00 e as 19h00 locais, ontem dia 17 de Novembro 2012.
Sangdak foi o segundo Tibetano a auto-imolar-se ontem na prefeitura. No Tibete, ao longo deste mês, já vinte Tibetanos se auto-imolaram em protesto, mais de 50 Tibetanos este ano.
Jovens, idosos, estudantes, mães, camponeses, monges têm vindo a cometer o acto de auto-imolação como o seu único recurso. Como uma forma de chamar a atenção do mundo para o drama em que vivem. Estes protestos, que visam as liberdades que lhes são negadas por partes das autoridades invasoras Chinesas, são hoje uma constante diária.




O regime Chinês é responsável por estas mortes. Quantos mais Tibetanos teremos nós que observar morrer desta forma, até exigirmos da China uma mudança relativamente à sua actuação no Tibete.
No interim a China realiza tudo o que se encontra ao seu alcance para esconder o que está a acontecer no Tibete. A notícia acerca do protesto de Sangdak demorou quase um dia para ser conhecida.
Não apenas foram banidos do Tibete os media e os visitantes estrangeiros, como também as linhas telefónicas estão muitas vezes cortadas e a internet bloqueada com regularidade. Os Tibetanos têm que realizar um registo de identificação sempre que desejam utilizar a internet em cafés e o respectivo tráfego é monitorizado. Os Tibetanos que tenham sido culpados por partilhar informação com o exterior são condenados a prisão perpétua.
Sangdak protestou perto da sede do governo local no centro de Dokarmo, uma pequena cidade nomádica onde habitam cerca de 1000 famílias nómadas.
Mais de mil nómadas se reuniram para a cremação do seu corpo que teve lugar em Nadke, perto do centro de Dokarmo, ontem à noite.
Fim
Grupo de Apoio ao Tibete
 







No comments: