Wednesday, October 28, 2009

URGENTE

O Grupo de Apoio ao Tibete apelou hoje, junto do governo e do MNE português, visando uma tomada de posição semelhante à do Foreign Office britânico, cujo press release se encontra no post anterior.

Ajude-nos a ter mais força, juntando-se à nossa voz e mediante o envio de apelos semelhantes, através do seguinte link:

http://www.portugal.gov.pt/pt/Pages/Contacto.aspx

Basta inserir a sua mensagem, preencher algumas linhas e já está!
Obrigada, por um Tibete com Direitos Humanos para os Tibetanos!
Grupo de Apoio ao Tibete

Segue a mensagem enviada pelo Grupo de Apoio ao Tibete, via link e correio postal:

O Grupo de Apoio ao Tibete condena o governo Chinês pelas execuções de quatro Tibetanos, Lobsang Gyaltsen, Loyak, Penkyi e um quarto Tibetano por identificar, em Lhasa no dia 20 de Outubro.


A decisão chinesa de execução dos quatro referidos Tibetanos é uma afronta judicial internacional. Estas execuções foram politicamente motivadas, e são justas as preocupações relativamente ao facto dos condenados não terem tido acesso a um julgamento livre.

As execuções de 20 de Outubro mostram que a China utilizará todos os métodos à sua disposição para intimidar os Tibetanos e esmagar qualquer espécie de oposição à ocupação Chinesa do Tibete.

Lobsang Gyaltsen e Loyak foram condenados à morte no dia 8 de Abril de 2009. Foram acusados de terem "ateado fogos fatais" devido aos quais, e de acordo com a agência noticiosa Xinhua, sete Chineses faleceram a 14 de Março, quando quatro dias de protestos pacíficos por parte de monges Tibetanos escalaram em protestos nas várias cidades Tibetanas. A 8 de Abril, Xinhua declarava que os referidos Tibetanos "tinham que ser executados de forma a acalmar a raiva das pessoas."

O Grupo de Apoio ao Tibete apela a que o governo Chinês:

* De imediato páre com acrescidas execuções de Tibetanos.

* Publique os nomes com referência ao paradeiro dos mais de 1,200 Tibetanos desaparecidos desde os protestos de Março/ Abril 2008.

* Aceda ao pedido realizado em Novembro 2008 pela Comissão Contra a Tortura das NU e visando "um inquérito independente e completo acerca do excessivo uso de força sobre os manifestantes pacíficos."

* Aceite as iniciativas desenvolvidas pelo Dalai Lama e negoceie uma resolução pacífica, relativamente aos 60 anos de ocupação do Tibete.

O Grupo de Apoio ao Tibete apela ao governo Português para que, à semelhança do governo britânico ( http://www.fco.gov.uk/en/news/latest-news/?view=News&id=21082898) condene as execuções e interceda junto do governo Chinês, de forma a que os Tibetanos possam ter acesso a julgamentos livres e a representação legal, assim como que o staff consular e jornalistas estrangeiros possam assistir aos referidos julgamentos.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: