Sunday, August 2, 2009

Carta ao Embaixador português em Pequim

Caros Amigos,

Conforme anteriormente anunciado, enviamo-vos informações das acções a realizar e visando Dhondup Wangchen. Alguns de vós inclusivé e gentilmente enviaram ajuda monetária para a extensa família de Dhondup Wangchen, que continua a temer pela sua saúde e bem-estar.

Fomos informados de que se encontra para breve o julgamento de Dhondup Wangchen, o realizador do documentário "Leaving Fear Behind," e com cuja família se reuniram já membros do Grupo de Apoio ao Tibete, em Dharamsala.

* Carta ao Embaixador de Portugal na R.P.C.
Endereço para envio: embport@public2.bta.net.cn
Sua Excelência,
Dr. Rui Quartin Santos,
Escrevo-lhe em nome do Grupo de Apoio ao Tibete, de forma a solicitar que aborde o caso de Dhondup Wangchen com o governo Chinês.
Dhondup Wangchen é um realizador amador de documentário que aguarda julgamento na cidade de Xining, capital da província do Qinghai na China ocidental e sob a acusação de "incitar ao separatismo."
"'Leaving Fear Behind," documenta as opiniões de Tibetanos acerca das políticas empreendidas pelo governo Chinês no Tibete, acerca do Dalai Lama e dos Jogos Olímpicos.
No dia 26 de Março de 2008, pouco depois de ter finalizado o filme, Dhondup Wanghcen foi detido. A sua família afirma que Dhondup Wangchen sofre de Hepatite B mas que não está a receber tratamento no local onde se encontra detido.
A família de Dhondup Wanghcen nomeou Li Dunyong, um advogado da firma de advogados Gongxin em Pequim, para o representar. Li Dunyong foi um dos 21 advogados que, em 2008, assinou a petição que visava oferecer representação legal aos Tibetanos. Li Dunyong conseguiu encontrar-se com Dhondup Wangchen, tendo afirmado que acreditava que Dhondup Wangchen não havia cometido algum crime.
No entanto as autoridades impediram Li Dunyong de continua a representar Dhondup Wangchen tendo-o forçado a regressar a Pequim. O caso de Dhondup Wangchen não é apenas o caso de um prisioneiro de consciência que foi detido devido ao exercício pacífico do seu direito à liberdade de expressão. É também acerca das fraquezas no sistema judicial Chinês e que os governos Internacionais tentaram fortalecer.
As autoridades Chinesas afastaram advogados que ousaram abordar questões politicamente sensíveis, em concreto temos o caso do recente perda de licença por parte de 53 advogados de Pequim, incluíndo Li Fangping and Jiang Tianyong involvidos em casos de Tibetanos detidos. O bloqueio da defesa de Dhondup Wangchen por Li Dunyong lança uma dúvida sobre a justica, não apenas do seu julgamento, mas também dos julgamento de inúmeros Tibetanos, Uigures e outros acusados de crimes políticos.
Desta forma apelo a que a sua Embaixada realize as seguintes acções:
· Solicite às autoridades Chinesas informação acerca do julgamento de Dhondup Wagchen, incluindo data, local e lista das acusações feitas a Dhondup Wangchen.
· Peça ao governo Chinês que autorize o encontro de staff da Embaixada com Dhondup Wangchen; Possibilidade de assitir ao seu julgamento assim como que permissão seja dada à sua família para o visitar e assistir ao seu julgamento.
· Solicite que, enquanto em custódia, seja dado a Dhondup Wangchen tratamento médico apropriado e que não seja sujeito à tortura e a maus-tratos.
· Permita que Dhondup Wangchen e/ou a sua família possa nomear um advogado da sua escolha.
· Exiba o filme "Leaving Fear Behind" de forma a que possa, e restantes funcionários da Embaixada, independenemente julgar se o filme incita, ou não, ao separatismo.
Nós confiamos e esperamos que tomará estas acções através da diplomacia bilateral com o governo Chinês.
Com os nossos melhores cumprimentos,

(nome)

No comments: