Sunday, August 9, 2009

CAMPANHA



No âmbito de uma acção desenvolvida pelo International Tibet Support Network (http://www.tibetnetwork.org/), ao qual o Grupo de Apoio do Tibete se encontra associado, iremos empreender uma campanha junto de músicos, actores e realizadores de cinema, até ao próximo dia 14 de Agosto 2009


Esta campanha visa sensibilizá-los relativamente à situação de Dhondup Wangchen, assim como solicitar a leitura da carta redigida pela mulher e primo do realizador Tibetano detido pelas autoridades Chinesas, assim como a assinatura de petição visando a sua libertação.


Caso desejem auxiliar-nos nesta acção, p.f. entrem em contacto conosco via email: grupodeapoioaotibete@gmail.com


Obrigada!


Seguem a carta e petição para consulta:



Caro (nome do realizador),


Estamos a escrever em nome do realizador Tibetano Dhondup Wangchen, para apelar ao seu apoio. Nós somos a esposa e o primo de Dhondup Wangchen, e estamos profundamente preocupados com ele desde que foi detido no Tibete há mais de um ano.


Ele foi detido pelas autoridades chinesas a 26 de Março de 2008, por filmar entrevistas com Tibetanos comuns sobre a sua opinião acerca dos Jogos Olímpicos, do Dalai Lama e das políticas do governo chinês no Tibete. As entrevistas foram feitas no documentário "Leaving Fear Behind" que pode ver no site http://www.leavingfearbehind.com. Se desejar, teremos também o prazer de lhe enviar uma cópia do filme de Dhondup Wangchen, que já foi exibido em 30 países.

Temos conhecimento que Dhondup Wangchen - que está detido em Xining (Província de Qinghai) - poderá ser levado a julgamento numa questão de dias. Há indícios claros de que ele vai ser condenado com uma pena pesada, mas ele não cometeu nenhum crime: documentar os pontos de vista de pessoas comuns é um direito humano básico. Além disso, as autoridades chinesas obrigaram os advogados escolhidos pela nossa família a parar de o representar; como alternativa ele será defendido por um advogado nomeado pelo governo, deixando-nos muito preocupados com a justiça do seu julgamento.


Nós e os nossos parentes no Tibete não fomos oficialmente informados sobre o seu paradeiro ou prisão até Abril deste ano. Dhondup Wangchen foi torturado e mal-tratado e não está a receber tratamento para a hepatite B.


Isto foi o que disse Dhondup Wangchen quando decidiu ir ao Tibete e fazer este filme: "A ideia no nosso filme não é fazer um filme famoso ou particularmente divertido. Mas num momento de grande dificuldade e com uma sensação de desamparo, é para nós mostrar um filme tão significativo para obter algumas respostas e resultados. É muito difícil [para os Tibetanos] ir para Pequim e falar livremente. Então é por isso que decidimos mostrar os verdadeiros sentimentos dos Tibetanos no Tibete através deste filme… Acho que preciso defender os Tibetanos e é por aqui que preciso ir. Ficar longe dos meus filhos e da minha família é uma das dificuldades, se eu continuar a viver."


Nós estamos a apelar a eminentes realizadores para nos ajudarem a divulgar esta imitação grotesca de justiça.


Por favor assine a petição e com a sua ajuda acreditamos poder atrair mais atenção ao caso de Dhondup Wangchen e fazer com que as autoridades chinesas reconsiderem a intenção de o perseguir.


Todas as organizações de campanha pelo Tibete estão a trabalhar em conjunto para nos ajudar, outras organizações internacionais que têm até agora manifestado preocupação acerca de Dhondup Wangchen incluem: Human Rights Watch, Repórteres Sem Fronteiras e Amnistia Internacional.


Agradecemos o seu apoio do fundo do nosso coração.


Lhamo Tso (esposa de Dhondup Wangchen, Dharamsala, India)

Gyaljong Tsetrin (primo de Dhondup Wangchen, Zurich, Switzerland)



PETIÇÃO


Nós, abaixo-assinados,

sendo representantes da profissão de realizadores, apelamos ao Governo Chinês que liberte Dhondup Wangchen [Dangzhi Xiangqian] imediata e incondicionalmente, que foi detido exclusivamente por exercer pacificamente o seu direito à liberdade de expressão, enquanto entrevistava Tibetanos para o filme "Leaving Fear Behind", exortamos ao Governo Chinês a garantia de que, enquanto ele permanecer na prisão, não será torturado ou de outra forma mal-tratado, que tenha acesso à família, a representação jurídica da sua escolha e a qualquer cuidado médico que ele possa requerer.

No comments: