Saturday, July 18, 2009

Negada representação legal a três Tibetanos

O governo chinês negou a três Tibetanos o direito a terem representação legal e os três continuam detidos, de acordo com o blog mantido pela conhecida escritora e poetisa Tibetana Tsering Woeser.

Dhondup Wangchen, que foi detido devido ao seu filme “Leaving Fear Behind”, já exibido pelo Grupo de Apoio ao Tibete e documentando a oposição do povo Tibetano às políticas governamentais chinesas, assim como a lealdade a S.S. o Dalai Lama, viu negado o direito a ser representado pelo advogado contratado pela sua família para o efeito.

De acordo com a International Campaign for Tibet, Dhondup encontra-se num estado de saúde debilitado, sofrendo de Hepatite B. De acordo com a sua mulher, presentemente no exílio em Dharamsala, Dhondup Wangchen não tem recebido auxílio médico.

A Tsuiltrim Gyatso e Thabkhay Gyatso, ambos monges do mosteiro de Labrang Tashi Khyil, também foi negado o mesmo direito de representação por parte de advogado escolhido pelas suas respectivas famílias. Tsultrim havia sido condenado a prisão perpétua e Thabkhay a 15 anos de prisão. Ambos se encontram presentemente no centro de detenção do Departamento de Estado de Segurança da provínica de Gansu.


In
http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=25167&article=Tibetan+filmmaker+and+2+monks+denied+legal+representation

1 comment:

Lídia Meireles said...

A vergonha internacional...a tirania do governo Chinês!
Mas,mais vergonhoso,são os chamados países desenvolvidos...e que tanto se valorizam pelos ditos:-direitos humanos...nada fazerem!
Lá vão fazendo que fazem...mas,todos sabemos que na realidade nada estão a fazer!
Porquê?
Já tudo se especula,há volta do assunto...desde dívidas há China,etc.
Mas,a realidade é bem mais cruel,quando todos os dias se acorda para um mundo de governos impotentes...fazendo-nos sentir ainda mais impotentes,perante o sofrimento,que milhares de seres humanos são vítimas todos os dias...e,nada se faz!!!
Só espero, que efectivamente como alguém disse,e muito bem:-"o mal depois de derrotar o bem...derrota-se a si mesmo."
Assim espero...creio que esta é a maior forma de compaixão que se pode ter para com as forças do mal...vê-las derrotarem-se a si mesmas!
Mas,que ninguém acredite que vai sair impune do sofrimento do seu semelhante,quando nada faz para o ajudar...e,quando ele tanto está a precisar!!!
Força para o o povo Tibetano...e,todos oprimidos que lutam,pela igualdade,pela justiça,e pela paz!
Estamos convosco,porque,na nossa impotência de vos poder ajudar...em nada somos mais livres!!!