Tuesday, July 21, 2009

Monge condenado a três anos de prisão



Um monge Tibetano foi condenado a três anos de prisão, no início de Julho, devido a se ter rebelado face uma campanha de educação patriótica empreeendida pelo governo Chinês, há dois anos atrás.


O Tribunal Intermédio do Povo, do condado de Kardze, condenou Jamyang Tenzin, 35 anos e do mosteiro Yonru Geyden Rabgayling, no Lithang, por ter desacatado a "Educação Patriótica"então promovida, no ano de 2007.


Jamyang Tenzin foi detido a 3 de Outubro de 2007 devido a se ter oposto a que uma "equipe de trabalho" empreendesse uma Campanha de "Educação Patriótica" no seu mosteiro. Esteve detido sem julgamento durante 21 meses e durante esse período a sua família desconhecia o seu paradeiro.


Um grupo de Direitos Humanos Tibetano (T.C.H.R.) afirma duvidar que Jamyang Tenzin tenha tido acesso à devida representação legal, bem como sido julgado de acordos com os trâmites legais. O mesmo grupo relembra que a liberdade de expressão não viola a constituição Chinesa, desta forma condenando a sentença de Jamyang Tenzin e apelando à sua libertação incondicional.


In

No comments: