Sunday, July 5, 2009

6 JULHO - DIA MUNDIAL DO TIBETE


O Dia Mundial do Tibete foi criado em Chicago, em 1997, durante uma reunião informal entre Tenzin Chogyal, o irmão mais novo de S.S. Dalai Lama e Richard Rosenkranz, nomeado para o Prémio Pulitzer/ História e antigo correspondente do Senado Americano.

O Dia Mundial do Tibete foi criado com três objectivos principais: em primeiro lugar criar um evento anual mundial que auxiliasse a restaurar as liberdades fundamentais dos que actualmente vivem num Tibete sob ocupação Chinesa. Em segundo lugar, aumentar a consciência acerca da ameaça de genocídio relativamente ao povo Tibetano. Em terceiro lugar celebrar a beleza única e o valor da cultura e do pensamento Tibetano.

Foi celebrado pela primeira vez em 1998, no dia em que se comemora também o aniversário de S.S. Dalai Lama.

Neste dia o Grupo de Apoio ao Tibete vem mais uma vez alertar para a situação de tensão ainda vivida no Tibete. No Tibete, os Tibetanos continuam a viver num clima de medo e repressão. Números crescentes de forças paramilitares continuam a ser transferidas para áreas Tibetanas. Inúmeras casas Tibetanas são alvos de raides, monges e monjas que participaram em pacíficos protestos são presos, violentamente espancados, torturados e detidos.

Apesar desta situação tremenda os líderes Chineses insistem que os Tibetanos estão bem e contentes, nunca admitindo que realmente existe um problema no Tibete

O Grupo de Apoio ao Tibete vem por este meio não só congratular Sua Santidade o Dalai Lama desejando-lhe uma longa vida mas também apelar ao Governo português para que aborde a questão Tibetana e exija o cumprimento dos direitos humanos no Tibete.

FIM

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: