Wednesday, November 11, 2009

CARTA DO GRUPO DE APOIO AO TIBETE DE PORTUGAL PARA O PRESIDENTE OBAMA:

Caro Senhor Presidente:

Escrevo-lhe como apoiante do Grupo de Apoio ao Tibete - Portugal para lhe pedir que inclua o Tibete como parte e resultados da sua agenda política durante a viagem que realizará à China, em Novembro. Além disso, tendo em conta as notícias confirmadas pelo governo Britânico da execução de dois Tibetanos, em Lhasa, na sequência de julgamentos que não cumpriram sequer o mínimo das normas internacionais de justiça, nós pedimos que o Presidente Obama condene estas execuções e que pressione o adiamento da pena capital no Tibete.

Na sua abordagem sobre política externa, sublinhou que actos, não apenas palavras, são necessários para resolver problemas. E, na sua visita à China, em Fevereiro, a Secretária de Estado Hillary Clinton expressou a sua fadiga em relação às mudanças de posição das autoridades Chinesas, expressando o desejo de novas e criativas abordagens. Esperamos que o Senhor Presidente possa gerar e implementar estas abordagens.

Quando se encontrar com Presidente Hu, recomendo-lhe para ir além das declarações pro-forma de apoio ao Tibete, a fim de se alcançar um progresso real que leve a uma decisão justa e duradoura para o povo Tibetano.

Gostaria ainda que dos resultados da sua visita à China possam estar progressos concretos sobre as seguintes questões críticas:

• A abertura de um consulado dos Estados Unidos, em Lhasa, no Tibete;
• A libertação de Dhondup Wangchen, um cineasta tibetano que está a ser julgado em segredo por exercer o seu direito fundamental à liberdade de expressão ao entrevistar Tibetanos no Tibete;
• A eliminação das restrições discriminatórias de viajar para o Tibete e de visitar o território localmente para turistas estrangeiros, jornalistas, diplomatas e tibetanos que procuram viagens na China e no estrangeiro (incluindo dificuldades na obtenção de passaportes);
• O pedido de acesso das autoridades Norte-Americanas a Gedun Choekyi Nyima, o 11.º Panchen Lama;
• A oferta de tratamento humanitário e a devida verificação dos processos de todos os Tibetanos detidos.

Decerto saberá que a ausência de um encontro com o Dalai Lama em Outubro, cortando com duas décadas de tradição Presidencial, foi visto como uma concessão ao Governo chinês, que ocupou o Tibete há mais de 50 anos e que continua uma feroz campanha de acusação ao Dalai Lama. É, portanto, essencial que o Presidente Obama, após oregresso da China, clarifique a sua decisão quanto a um encontro com Sua Santidade e que explique qual será a nova estratégia da sua Administração para o Tibete.

Além disso, espero, quando se encontrar com o Dalai Lama, que esta visita possa ter lugar no Salão Oval, um local apropriado para receber um colega também laureado com o Prémio Nobel da Paz.

O povo Americano tem constantemente demonstrado um forte apoio ao Tibete e o Senhor Presidente está numa posição única para traduzir este apoio em acções concretas que poderão mudar o curso da história de seis milhões de Tibetanos e assinalar ao mundo que a não-violência pode triunfar sobre a violência e a opressão.

Estou ansioso/a por tomar conhecimento dos progressos que o Presidente Obama fará durante a sua visita à China, em Novembro.

Atenciosamente,

-----------------------
(nome)

No comments: