Saturday, March 7, 2009

Resumo de Incidentes / Protestos no Tibete

Data: 1 Março 2009
Incidente: Grande Protesto

Local: Mosteiro de Sey, Ngaba, Amdo (Ch: Aba, Província de Sichuan)
Síntese: Entre 50 e 100 monges marcharam desde o Mosteiro de Sey após terem sido informados por funcionários Chineses de que não poderiam realizar orações no âmbito do festival Monlam Chenmo. Desafiando tais ordens, cerca de 600 monges iniciaram orações mas foram interrompidos por funcionários. Os monges caminharam rumo à cidade gritando que deveriam ser autorizados a rezar e reclamando às autoridades a libertação dos prisioneiros de Ngaba. O grupo caminhou por cerca de cinco a dez minutos antes de ser detido por funcionários que instigaram os monges a não continuar. A polícia armada chegou e é relatado que os monges regressaram para o mosteiro. O mosteiro é agora rodeado por polícia armada.

Relatório detalhado:
ICT - http://www.savetibet.org/media-center/inside-tibet-reports/new-protest-today-ngaba-after-officials-ban-prayer-ceremony
Reuters - http://in.reuters.com/article/worldNews/idINIndia-38272820090301


Data: 27 Fevereiro 2009
Incidente: Protesto de um monge, auto-imolação e tiros

Localização: Mosteiro de Kirti, Ngaba, Amdo (Ch: Aba, Província de Sichuan)
Síntese: Tapey, um monge Tibetano com cerca de 20 anos, caminhou sozinho desde o mosteiro segurando uma bandeira nacional Tibetana com a imagem de S.S. Dalai Lama e gritando slogans. Caminhou para a rua principal, encharcando-se a si próprio de petróleo, imolando-se em frente de numerosas testemunhas. É relatado que três tiros foram disparados por oficiais Chineses estacionados nas proximidades, sendo que Tapey caiu ao chão. Também é relatado que o incêndio foi extinto após Tapey ter sido baleado sendo imediatamente levado pela polícia. Relatórios da área indicam que os monges se encontram a realizar rituais de oração por Tapey.
Tapey realizou esta acção após os monges terem chegado à sua sala de oração para realizarem orações no âmbito do festival Monlam. A sala foi trancada e o comité de gestão do mosteiro apoiado pelo Partido Comunista Chinês, assim como o abade persuadiram os monges a regressarem às suas celas.

Relatório detalhado:
Students for a Free Tibet - http://www.studentsforafreetibet.org/article.php?id=1853
Free Tibet - http://www.freetibet.org/newsmedia/2729
ICT - http://www.savetibet.org/media-center/inside-tibet-reports/monk-tibet-sets-himself-fire-shot-police-during-protest
Xinhua - http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hbOTm5-BdEoHXYV_pZmu9E0nccAg


Data: 25 Fevereiro 2009
Incidente: Vigília e protesto
Local: Mosteiro Lutsang, Município Mangra, Tsolho PAT (Ch: Guinan, Hainan PAT, Qinghai)
Síntese: Mais de 100 monges Tibetanos marcaram o Ano Novo Tibetano com uma marcha pacífica, protestando contra as políticas do governo Chinês. Os monges marcharam cerca de uma milha desde o santuário de Lhamo Yongdzin até ao centro de Mangra, onde se cumpriu uma vigília durante cerca de 30 minutos. Em 27 de Fevereiro, o escritório local da Secretaria de Segurança Pública afixou um aviso solicitando aos líderes da marcha para se renderem às autoridades Chinesas, ameaçando lidar "severamente" com aqueles que não se entregassem.

Relatório detalhado:
RFA - http://www.rfa.org/english/news/tibet/tibet-march-02262009163337.html
ICT - http://www.savetibet.org/media-center/inside-tibet-reports/authorities-surround-monastery-issue-48-hour-ultimatum-organizers-surrender-after-late



Data: 19 Fevereiro 2009
Incidente: Policia Armada do Povo abre fogo em confronto com Tibetanos

Local: Nagchu, Região Autónoma do Tibete (Ch: Naqu)
Síntese: A fonte (um blog) descreveu como os Tibetanos começaram a argumentar com a polícia Chinesa, quando esta se preparava para deter um Tibetano que se havia envolvido num argumento com um taxista Chinês. Os membros da Polícia Armada do Povo (PAP) cercaram os Tibetanos, um deles gritou: "Han vão-se embora!”, Devolvam-nos a nossa terra!" e "Volte para casa Dalai Lama e faça-se justiça", e outras vozes se uniram à sua. A violência eclodiu entre os Tibetanos e a polícia - vários carros da polícia foram virados e colocados a arder, e várias pessoas ficaram feridas de ambos os lados.

Relatório detalhado:
ICT - http://www.savetibet.org/media-center/inside-tibet-reports/emerging-news-armed-response-eve-clinton-visit-chinese-government-vows-crush-tibetan-d



Data: 16 Fevereiro 2009
Incidente: Grande protesto na sequência da ocorrência no dia 15 de Fevereiro, detenções e espancamentos

Local: Lithang, Kardze, Kham (Ch: Litang, Ganzi PAT, Província de Sichuan)
Síntese: Após os protestos dos dias anteriores, um protesto ainda maior teve lugar em Lithang. Sonam Tenpa, 29 anos, um irmão mais novo de Lobsang Lhundup, juntamente com catorze tibetanos, organizou uma marcha pacífica de protesto no mercado da praça principal, em Lithang. Relatórios indicam que Sonam levava uma foto do Dalai Lama e o grupo gritava os slogans: "Free Tibet", "Longa Vida a Sua Santidade o Dalai Lama", "Não Festejem o Losar " e "Libertem Lobsang Lhundup". Rapidamente mais Tibetanos se juntaram ao protesto e foi relatada a possibilidade da participação de 300-400 Tibetanos.
O protesto foi rápido e violentamente derrubado por um largo número de polícias armados empunhando bastões e espingardas.

Relatório detalhado:
Free Tibet - http://www.freetibet.org/newsmedia/170209
TCHRD - http://www.tchrd.org/press/2009/pr20090216a.html
http://www.tchrd.org/press/2009/pr20090217.html http://www.tchrd.org/press/2009/pr20090220.html


Data: 15 Fevereiro 2009
Incidente: Protesto, detenção e espancamentos

Local: Lithang, Kardze, Kham (Ch: Litang, Ganzi, Província de Sichuan)
Síntese: O protesto começou com um manifestante, Lobsang Lhundup, 37 anos, a gritar slogans incluindo “Longa Vida a S.S. o Dalai Lama” e “Losar Não” assim como a exigir o regresso de S.S. Dalai Lama ao Tibete. A ele juntaram-se rapidamente mais manifestantes (foi relatado que havia entre 100 a 200 manifestantes). O protesto durou mais de uma hora antes de cerca de 100 funcionários do Bureau de Segurança Pública chegarem ao local armados com bastões e fuzis. Os manifestantes foram agredidos e foi relatado que muitos dos manifestantes foram duramente espancados e derramavam sangue. Lobsang Lhundup foi detido e levado para o centro de detenção BSP da cidade de Lithang.

Relatório detalhado:
Free Tibet - http://www.freetibet.org/newsmedia/170209(covers 16th also)
TCHRD - http://www.tchrd.org/press/2009/pr20090216.html


Data: 20 Janeiro 2009
Incidente: Protesto, prisão, espancamento e morte

Local: Dzogang, Chamdo (Ch: Qamdo) Região Autónoma do Tibete
Síntese: Seis jovens Tibetanos foram detidos depois de participarem num protesto em Dzogang. Thinley Gyatso (Thinley Ngodup), Bhu Dhargyal, Norbu Tashi, Pema Tsepak e Gonpo Dadul e Dechoe Dolma marcharam em direcção à sede da polícia local em Dzogang, transportando aquilo que alguns relatos afirmam ser uma bandeira onde se lia “Independência para o Tibete” e outros dizendo ser a bandeira nacional Tibetana. Foram parados enquanto distribuíam panfletos e gritavam frases de oposição ao domínio Chinês, posteriormente detidos e severamente espancados. Pema Tsepak, 24 anos, foi espancado tão cruelmente pela polícia que faleceu na sequência.

Relatório detalhado:
CTA - http://www.tibet.net/en/index.php?id=680&articletype=flash
RFA - http://www.rfa.org/english/news/tibet/tibetandeathincustody-01302009131007.html



Data: 18 Janeiro 2009
Incidente: Campanha “Strike Hard” começa em Lhasa

Local: Lhasa, Região Autónoma do Tibete
Síntese: O oficial Lhasa Evening News relatou que as autoridades lançaram a “Campanha Unificada de Controlo Strike Hard” e isto inclui a detenção de duas pessoas por “opiniões reaccionárias” e por fazer download de “músicas reaccionárias” para os seus telemóveis. O Bureau de Segurança Pública mobilizou 600 funcionários para efectuar rusgas em alojamentos alugados, hotéis e cafés com Internet e, em apenas três dias, 5.766 indivíduos tinham sido encurralados e questionados numa série de rusgas ao amanhecer.

Relatório detalhado:
TCHRD - http://www.tchrd.org/press/2009/pr20090123.html
ICT-http://www.savetibet.org/media-center/inside-tibet-reports/authorities-launch-strike-hard-campaign-heightening-lhasa-tension
Kashag http://www.tibet.net/en/index.php?id=723&articletype=flash&rmenuid=morenews



Data: 15 Janeiro 2009
Incidente: Detenção
Local: Mosteiro Kirti, Ngaba, Amdo (Ch: Aba, Província Sichuan)
Síntese: Lobsang Kirti, 27 anos, foi apanhado num centro de fotocópias e detido por “distribuição de folhetos suspeitos”. Lobsang tinha escrito anteriormente artigos para revistas e foi membro do conselho editorial do “Gangtse Metok”, a publicação oficial do Mosteiro Kirti.

Relatório detalhado:
http://www.tibet.net/en/index.php?id=687&articletype=flash


Data: 7 Janeiro 2009
Incidente: Protesto solitário, detenção e espancamento
Local: Shershul, Kardze, Kham (Ch: Ganzi, Província de Sichuan)
Síntese: Namhka Sonam, 27 anos, foi detido por entoar cânticos com as frases “Tibete Livre” e “Longa Vida a S.S. o Dalai Lama”. Dizem que ele foi severamente espancado por oficiais do Bureau de Segurança Pública. Após a sua detenção, o pai e o irmão de Namkha invocaram a sua libertação junto do escritório da zona. O seu apelo foi negado e Namkha ainda se encontra sob custódia.

Relatório detalhado:
http://www.tibet.net/en/index.php?id=687&articletype=flash



FIM


No comments: