Saturday, March 7, 2009

Carta aos Líderes Parlamentares



Lisboa, 6 Março 2009



Exmo. Senhor
.........................,


O Grupo de Apoio ao Tibete vem por este meio solicitar a sua atenção para a problemática questão relativamente ao Tibete.

O próximo 10 Março 2009 marca o 50º Aniversário da Revolta Nacional Tibetana, quando os Tibetanos se ergueram corajosamente contra o domínio Chinês. A resposta Chinesa foi a morte de cerca de 80,00 Tibetanos, que conduziu posteriormente à fuga de S.S. Dalai Lama para a Índia, onde se encontra desde então.
Ao longo de 50 anos o mundo assistiu à destruição da religião e cultura Tibetana por parte do governo Chinês. Os mais básicos direitos humanos continuam a ser negados aos Tibetanos.

Em 2008 os protestos verificados em todo o plateau Tibetano, encontram uma brutal resposta por parte das autoridades Chinesas, sendo que mais de 200 Tibetanos faleceram na sua sequência, e milhares de pessoas continuam actualmente detidas e desaparecidas.

Desde o início deste ano que os protestos continuam, conforme poderá confirmar através do documento que anexamos.

Desta forma apelamos a que realize uma declaração pública acerca da questão Tibetana, no dia 10 Março, reconhecendo os esforços de S.S. Dalai Lama e do povo Tibetano na sua luta não violenta pela liberdade.

Apelamos também a que promova a criação de uma comissão Portugal – Tibete, com a maior brevidade possível.

Aproveitamos para o presentear com o símbolo nacional do Tibete, a sua bandeira, baseada num antiga bandeira Tibetana datando do século VII, e utilizada durante o reinado de Songtsen Gampo.

Agradecemos desde já toda a sua acção no âmbito desta premente questão.


Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: