Wednesday, November 2, 2011

Press Release - Dia de Acção Global pelo Tibete

GRUPO DE APOIO AO TIBETE
PRESS RELEASE
2 Nov 2011

Celebridades, políticos Apoiam Campanha Chega!
Campanha pelo Tibete, quando o presidente da China Hu Jintao chega à Cimeira do G20

Tibetanos e Apoiantes protestam em 60 cidades apelando aos líderes mundiais para que auxiliem ao fim da repressão da China no Tibete, que já levou à imolação de 11 Tibetanos.


[Lisboa] Celebridades, políticos e outras personalidades, incluindo o vencedor do Prémio Nobel da Paz Arcebispo Desmond Tutu e os músicos do Radiohead juntaram-se a mais de 20.000 pessoas no apoio a uma nova campanha que chama a atenção para uma acção global coordenada para a resolução da escalada da crise no Tibete, onde 10 jovens Tibetanos se imolaram desde Março de 2011.

Na véspera da Cimeira do G20, Tibetanos e seus apoiantes juntam-se num Dia de Acção Global para o lançamento da Campanha Chega! Campanha de Intervenção Global para Salvar Vidas Tibetanas, e que é um apelo urgente aos líderes mundiais para aplicarem pressão multilateral sobre o presidente Chinês Hu Jintao de modo a aliviar as tensões no Tibete.
Desde 2009, 11 jovens tibetanos imolaram-se numa série sem precedentes de acções protestando contra o domínio Chinês e pedindo o regresso do Dalai Lama ao Tibete.

Hoje, em cidades de todo o mundo, Tibetanos e apoiantes erguem-se e dizem Basta! Basta às políticas governativas Chinesas e à violenta acção militar sobre o nosso povo, a nossa terra e a nossa cultura e basta também a líderes mundiais que falham em não responsabilizar a China por tais acções no Tibete.
A inacção resultará na trágica perda de incontáveis ​​vidas Tibetanas, e não vamos ficar parados e deixar que tal aconteça.

Em Lisboa, o Grupo de Apoio ao Tibete promove uma jornada de 24 horas pelo Tibete.
Estes actos sem precedentes e verdadeiramente desesperados de auto-imolações por Tibetanos são um grito para o mundo exterior de forma a obter ajuda. A repressão impiedosa e violenta da China está a intensificar as queixas Tibetanas e a agravar a crise. Nós comprometemo-nos a levantarmo-nos pelo Tibete e continuaremos a chamar a atenção da comunidade internacional a tomar medidas que pressionem Hu Jintao a terminar a repressão.

Declarações de preocupação com as auto-imolações no Tibete foram emitidas por uma série de governos, como os Estados Unidos, a Alemanha e também o Parlamento Europeu, mas os activistas apelam a uma abordagem mais coordenada e multilateral, incluindo diligências conjuntas e a criação urgente de um adequado e eficaz mecanismo multilateral através do qual as futuras medidas diplomáticas sobre o Tibete possam ser tomadas.

Lista de auto-imolações no Tibete (11 até à data, 10 em 2011 e uma em 2009)
27 Fev 2009, Ngaba: Tapey, cerca de 20 anos, do Mosteiro de Kirti. Paradeiro desconhecido.
16 Mar 2011, Ngaba: Lobsang Phuntsok, 20, do Mosteiro de Kirti. Faleceu a 17 Março de 2011.
15 Ago 2011, Kardze: Tsewang Norbu, 29, monge do Mosteiro Nyitso. Falecei no local, 15 de Agosto de 2011.

26 Set 2011, Ngaba: Lobsang Kelsang, 18, monge do Mosteiro de Kirti e Lobsang Kunchok, 19, também monge do Mosteiro de Kirti. Ambos em hospitais (diferentes).
03 Out 2011, Ngaba: Kelsang Wangchuk, 17, monge do Mosteiro de Kirti. No hospital.
07 Out 2011, Ngaba: Chophel, 19 ex-monge do Mosteiro de Kirti. Faleceu a 11 de Outubro de 2011. Khaying, 18, ex-monge do Mosteiro de Kirti. Faleceu a 8 de Outubro de 2011
15 Out 2011, Ngaba: Norbu Dramdul, 19, ex-monge do Mosteiro de Kirti. Paradeiro desconhecido.
17 Out 2011, Ngaba: Tenzin Wangmo, 20, monja do Mosteiro Mamae Choekorling. Faleceu no local, 17 de Outubro de 2011.25
Out 2011, Kardze: Dawa Tsering, 38, monge do Mosteiro de Kardze. Paradeiro desconhecido.


Exigimos que:
A República Popular da China:

1. Remova imediatamente o pessoal de segurança estacionado nas regiões e mosteiros de Ngaba (Ch: Aba) e Kardze (Ch: Ganzi). Todos os monges devem ser autorizados a regressar incondicionalmente aos seus respectivos mosteiros nas regiões de Ngaba e Kardze.

2. Liberte todas as pessoas detidas em conexão com as 10 auto-imolações desde 16 de Março de 2011 e informe acerca do paradeiro e bem-estar de todos aqueles que se auto-imolaram desde Fevereiro de 2009.

3. Permita que diplomatas estrangeiros e os media internacionais e independentes acedam sem restrições a todas as áreas Tibetanas, especialmente às regiões de Ngaba e Kardze.

4. Suspenda imediatamente a execução das políticas religiosas e de segurança em Ngaba.


Apelamos aos líderes do G20 e outros Governos para que:
1. Em parceria com os outros governos em causa, insistam em que a República Popular da China adira às exigências referidas acima.

2. Expressem a sua preocupação com a situação em Ngaba directamente a Hu Jintao à margem da Cimeira do G20 em Cannes, França.

3. Repreendam oficialmente a China pela situação em Ngaba, e exijam uma explicação pela remoção de monges do Mosteiro de Kirti, incluindo uma explicação acerca do pretexto e condições em que os monges foram removidos e qual o seu paradeiro actual.

4. Urgentemente estabeleçam, com outros governos em causa, um adequado e eficaz mecanismo multilateral através do qual as futuras medidas diplomáticas sobre o Tibete possam ser definidas.

FIM

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: