Sunday, October 30, 2011

O mosteiro de Kirti e as imolações


Dez jovens Tibetanos imolaram-se no Tibete desde Março deste ano. Cinco dos quais faleceram, uma delas uma jovem monja. Estes actos de desespero imploram por ajuda do mundo. Sete das imolações relacionam-se com o mosteiro de Kirti em Ngaba, uma das instituições monásticas mais importante e influente no Tibete.

As reacções impiedosas do governo Chinês e a sua violenta repressão em Ngaba intensificam a dor e exacerba o ressentimento e o desespero no Tibete. Se o mundo não reagir agora, todo o Tibete se irá afundar na espiral de uma crise, ainda mais trágica. A comunidade internacional, cidadãos e governos devem erguer-se pelo Tibete. A intervenção diplomática internacional pode salvar a vida dos Tibetanos.

Obrigada por adicionar a sua voz, assinando hoje e divulgando a petição disponível em www.StandUpforTibet.org


Jornada de acção mundial


No próximo dia 2 de Novembro, Tibetanos e apoiantes no mundo inteiro participarão em manifestações e vigílias nas vésperas do Cimeira do G20 em Cannes. O Grupo de Apoio ao Tibete e outros Grupos apoiantes da causa Tibetana apelam aos chefes dos governos ocidentais para que abordem a questão da tragédia de Ngaba com o presidente Chinês e que este assegure o fim da repressão no Tibete.



Brevemente enviaremos mais informações.

Wednesday, October 26, 2011

Acção Urgente



Dez jovens Tibetanos - sete dos quais actuais ou antigos monges do Mosteiro de Kirti, perto de Ngaba - imolaram-se no Tibete, desde Março 2001.




Oito desde 26 Setembro. Cinco faleceram incluíndo uma monja de Ngaba.




Podemos apenas especular acerca das motivações pessoais para tais actos. Mas sabemos que as políticas repressivas Chinesas no Tibete, que restrigem as liberdades e os mais básicos direitos humanos intensificaram as queixas Tibetanas e exacerbaram o resentimento e o desespero sentido em todo o Tibete.




Milhares de tropas Chinesas continuam na área e monges e monjas têm sido sujeitos a duros programas de "re-educação patriótica". Quaisquer que sejam as motivações, esta tragédia crescente pode aumentar de dimensões e tornar-se numa crise geral.




A maior parte dos sobreviventes ao acto de imolação relata que essa foi a forma encontrada para mostrar ao mundo a sua dor, a sua situação...




Na próxima cimeira de líderes mundiais (G20) em Nice, muitos apoiantes de Grupos de Apoio ao Tibete europeus darão expressão à voz que, no Tibete, é silenciada.




Na impossibilidade de nos deslocarmos a Nice, podemos também agir via email e enviando a partir de hoje mensagens aos nossos presidente da República e primeiro-ministro, apelando a que, em conjunto com outros líderes mundiais, exerçam pressão sobre Hu Jintao e de forma a que diminuam as políticas de repressão, sobre os Tibetanos no Tibete.




Seguem os contactos:


presidente da República: belem@presidencia.pt
primeiro-ministro: http://www.portugal.gov.pt/pt/Pages/Contacto.aspx ( no destinatário colocar "primeiro-ministro")

Saudações
Grupo de Apoio ao Tibete




SE AINDA NÃO ASSINOU FAÇA-O AGORA, ASSINE O PLEDGE PELO TIBETE: http://standupfortibet.org/enough/dk-speakup-petition-1/