Thursday, November 4, 2010

PRESS RELEASE

Visita de Estado de Hu Jintao a Portugal: Preocupações acerca dos Direitos Humanos devem ser endereçadas
04 de Novembro de 2010 Lisboa - Enquanto Hu Jintao, Presidente da República Popular da China e secretário-geral do Partido Comunista da China está em visita oficial a Portugal, o Grupo de Apoio ao Tibete (GAT) convida o presidente português, Cavaco Silva, a colocar as questões dos direitos humanos no topo da agenda das reuniões bilaterais.O Grupo de Apoio ao Tibete manifesta a sua profunda preocupação com a deterioração dos direitos humanos no Tibete e na China, na sequência dos Jogos Olímpicos e da Exposição Mundial de Shanghai. Segundo a Human Rights na China cerca de quarenta pessoas foram colocados sob prisão domiciliária na semana após o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Paz 2010 a Liu Xiaobo.

Além do contínuo assédio e intimidação contra a sociedade civil chinesa e os defensores dos direitos humanos, as autoridades continuam a violar os direitos básicos dos tibetanos. Segundo a Campanha Internacional pelo Tibete, vários protestos foram realizados há duas semanas, no Tibete, por parte de estudantes e universitários e devido às novas medidas que colocam a língua chinesa como a principal língua de instrução. A língua tibetana deverá ser tratada apenas como um curso de línguas, e com reduzida carga horária no currículo. Os protestos espalharam-se em várias regiões, desde o Qinghai até Pequim, envolvendo milhares de estudantes tibetanos. A escala dos protestos em todo o Tibete reflecte a força do sentimento entre os tibetanos relativamente à marginalização e erosão da sua língua, o alicerce da religião, cultura e identidade Tibetana. Mais de 300 professores e estudantes no Qinghai assinaram uma petição em apoio da língua tibetana. A segurança foi intensificada nas áreas onde os estudantes protestaram. Fontes na áreainformaram acerca da detenção de mais de 20 estudantes da Escola Média tibetana em Chabcha, no dia 22 de Outubro.

Enquanto o mundo concentra a sua atenção e os seus esforços nos laços económicos com a China, vários temas de interesse continuam sem resposta adequada por parte da comunidade internacional.

O Grupo de Apoio ao Tibete apela a Cavaco Silva para abordar estas questões cruciais durante a sua reunião com a delegação chinesa e pressionar a China a tomar medidas imediatas para a melhoria concreta do seu histórico de direitos humanos. Portugal deve exigir a imediata libertação do Prémio Nobel da Paz, Liu Xiaobo, e todos os outros defensores dos direitos humanos e activistas detidos. Além disso, Portugal deverá solicitar a publicação de estatísticas e outras informações relevantes sobre a aplicação da pena capital na China. Portugal e a União Europeia, no âmbito da cooperação bilateral UE - China diálogo sobre direitos humanos, deve garantir que os direitos à liberdade de expressão, associação e reunião pacífica, são devidamente respeitados pelas autoridades chinesas.Enquanto a China avança como uma grande potência a nível internacional, a comunidade internacional deve enviar uma mensagem forte de que esse papel também carrega a responsabilidade de respeitar princípios universais dos direitos humanos.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Grupo de Apoio ao Tibete

No comments: