Wednesday, January 6, 2010

PRESS RELEASE




Realizador Tibetano Dhondup Wangchen condenado a seis anos de prisão



Dhondup Wangchen necessita de um representante legal de sua escolha, afirma a família de Dhondup Wangchen



Lisboa, 6 Janeiro 2010. Dhondup Wangchen, o realizador Tibetano actualmente sob detenção Chinesa, foi condenado a seis anos de prisão por parte do tribunal provincial de Xining (capital da província do Qinghai). A sua detenção, em Março de 2008, aconteceu pouco depois de ter terminado as filmagens do seu filme documentário "Leaving Fear Behind," no qual os Tibetanos expressam as suas opiniões acerca da dura vivência no Tibete, sob ocupação Chinesa.


A sentença foi proferida a 28 de Dezembro 2009, no entanto os seus familiares em Xining não foram informados nem acerca do julgamento, nem do veredicto. Dhondup Wangchen irá apelar da sentença, no entanto o período para tal termina amanhã dia 7 de Janeiro 2010. Relembramos que Dhondup Wangchen não tem acesso a assistência legal independente. O advogado originalmente contratado pela sua família foi impedido de o representar, por parte do governo Chinês.



A sua mulher Lhamo Tso, que presentemente se encontra em Bodh Gaya/ Índia, em peregrinação com os filhos do casal afirmou hoje: "Eu apelo ao tribunal em Xining que possibilite ao meu marido ter uma representação legal de sua escolha. Os meus filhos e eu sentimo-nos desesperados face à possibilidade de não o vermos durante tantos anos. Apelamos às autoridades Chinesas para que demonstrem alguma humanidade e o libertem. O meu marido não é um criminoso, ele apenas tentou mostrar a verdade."


“O facto do meu primo Dhondup Wangchen ter dado início ao processo de apelo junto do tribunal e sem assistência legal demonstra o quão espezinhados são os direitos humanos no Tibete, por parte das autoridades Chinesas," afirmou Gyaljong Tsetrin, co-produtor de "Leaving Fear Behind." “Estou gravemente preocupado com a saúde de Dhondup Wangchen uma vez que ele contraiu Hepatite B devido às pobres condições enfrentadas na prisão, e não se encontra a receber tratamento médico. Pergunto-me como poderá sobreviver na prisão durante seis anos."



Dhondup Wangchen nasceu a 17 de Outubro de 1974 em Bayen, na área de Tsoshar do Amdo, no nordeste Tibetano (Chin: Hualong, Haidong, Qinghai). Dhondup Wangchen vem de uma família de agricultores sem educação formal. Enquanto jovem, viajou para Lhasa, assim como até à Índia. Após o seu regresso ao Tibete, Dhondup Wangchen estava determinado a documentar a verdadeira situação no seu país e a mostrá-la ao mundo. Receando pela segurança da sua família, acompanhou a sua mulher e quatro filhos até à Índia, em 2006, antes de começar a realização do documentário.
"Leaving Fear Behind" já foi visto em mais de 30 países, tendo sido exibido pelo Grupo de Apoio ao Tibete – Portugal em Fevereiro 2009.


O Grupo de Apoio ao Tibete irá apelar junto do Governo Português de forma a que este manifeste a sua preocupação junto do governo Chinês relativamente à sentença atribuída a Dhondup Wangchen. Assim como apelará junto da representação diplomática da R.P.C. em Portugal.

No comments: