Thursday, April 9, 2009

Lhamo Tso e Dhondup Wangchen - HELP

Abril 9, 2009

Dharamsala acordou fria, com chuva e neve no topo das montanhas.

A actividade da pequena vila onde a populacao maioritaria e' Tibetana, nao conhece no entanto diminuicao.

Enquanto que o conhecido actor Americano Richard Gere, um forte apoiante da causa Tibetana, continua a fazer com que as cabecas dos turistas ocidentais e Indianos rodem na sua direccao, sempre que se desloca do local onde actualmente decorre o encontro cientifico "Mind and Life", ja Lhamo Tso passa bastante mais despercebida.

Podemos encontra-la diariamente junto 'a praca central onde, sentada em pedra fria desde as seis da manha e ate as 9h30, vende pao.

Lhamo Tso, diariamente vende pao Tibetano para poder sustentar os seus quatro filhos, juntamente com os pais do seu marido, o corajoso realizador de "Leaving Fear Behind", de nome Dhondup Wangchen.

"Leaving Fear Behind" ja exibido pelo Grupo de Apoio ao Tibete em Fevereiro deste ano, e um relato incrivel por parte de Tibetanos e relativamente as suas visoes acerca da China, do Dalai Lama e dos Jogos Olimpicos (pois foi realizado em 2008).

Dhondup Wangchen continua detido, o seu paradeiro e' incerto e apesar da familia de Dhondup Wangchen admirar e relembrar o acto corajoso do filho/ marido, e' com alguma natural tristeza que o seu nome vagueia no ar.

Lhamo Tso sente-o sempre que ve chegar de Nova Delhi o autocarro que permite com que familias se reunam, se completem.

A filha mais nova do ainda jovem casal esta constantemente doente e a mae de Dhondup Wangchen deixou de querer ver a luz do dia. Fica em casa, dia apos dia, apenas murmurando "Ele nao esta ca, ele nao esta ca."

Lhamo Tso nao e uma pedinte. Quando apos a detencao de Dhondup Wangchen as ONG locais quiseram oferecer apoio, recusou.


Ela seria capaz de sustentar a familia.

Em sinal de protesto cortou o seu longo cabelo negro e passou a acordar diariamente, faca sol faca chuva, 'a uma da manha para fazer pao.

Passado cinco horas, encontramo-la sentada na tal pedra fria. Com um lenco tapando-lhe o nariz e a boca da poeira Indiana.

Quase passa despercebida, Lhamo Tso, mas possui uma dignidade e forca de vontade incriveis.

Precisa tambem de ajuda.

Caso, alguem de entre vos desejar enviar nem que sejam 5 euros a Lhamo Tso e familia, pf contactem-nos via email com a maior brevidade possivel.

Obrigada desde ja.

Saudacoes

Grupo de Apoio ao Tibete
Dharamsala

2 comments:

Unknown said...

Este é um relato que põe a nu a realidade vivida pelos tibetanos.Revela que a dignidade pode ser mais resistente que a crueldade humana, apesar do sofrimento que implica.

É necessário denunciar e transmitir o que de facto acontece para que a verdade assuma a sua dimensão.

Bom trabalho!

Wangchen said...

http://www.petitiononline.com/mhT86IrP/petition.html