Tuesday, December 7, 2010

Nobel: Entrega de Prémio Paz boicotada por 19 Estados, China chama "palhaços" a membros do comité norueguês

Oslo, Noruega 07/12/2010 21:24 (AFP)

http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=11861299


Oslo, 07 dez (Lusa) – China, Federação Russa e Cuba são alguns dos 19 países que declinaram o convite para assistir à entrega do Prémio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo na sexta-feira em Oslo, anunciou hoje o Instituto Nobel.Na base destas recusas estão as pressões chinesas com vista ao boicote da cerimónia.


Em Pequim, o regime chinês renovou as críticas aos membros do Comité Nobel norueguês, que qualificou como “palhaços”, e afirmou que gozava do apoio da “maioria” da comunidade internacional.Alguns dos países ausentes, “segundo tudo leva a crer, cederam às pressões da China, outros têm outras razões”, declarou à agência France Presse o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, sem detalhar a informação.


Segunda potência económica mundial, o país asiático tentou dissuadir outros países de participarem na cerimónia, enviando uma nota a várias embaixadas para lhes solicitar que boicotassem a cerimónia, ameaçando com “consequências” os Estados que apoiem Liu Xiaobo.“Mais de 100 países e organizações internacionais exprimiram de forma explícita o seu apoio à posição da China”, afirmou hoje a porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Jiang Yu.“Não mudaremos por causa da ingerência de alguns palhaços”, acrescentou, a três dias da entrega do prestigioso Prémio em Oslo, que será feita na ausência do laureado.


Antiga figura de relevo do movimento pró-democrático de Tiananmen, em 1989, Liu Xiaobo, ex-professor de literatura, de 54 anos, foi condenado no dia de Natal de 2009 a 11 anos de prisão, por “subversão do poder de Estado”, depois de ter co-redigido a “Carta 08”, um texto que reclama a democratização da China.


RN.
***
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
***
Lusa/Fim

CAMPANHA URGENTE


Envio de Cartas Global a Liu Xiaobo, Dhondup Wangchen, Runggye Adak e Tenzin Delek Rinpoche

No âmbito da Campanha hoje iniciada "Libertem Liu Xiaobo, Libertem os Heróis Tibetanos" o Grupo de Apoio ao Tibete irá participar no envio de cartas a Liu Xiaobo, Dhondup Wangchen, Runggye Adak e Tenzin Delek Rinpoche, todos actualmente sob detenção Chinesa.

Antigos prisioneiros políticos testemunharam que o facto de receberem cartas de pessoas de todo o mundo foi uma extraordinária fonte de encorajamento e força.

As cartas enviadas a um prisioneiro político também enviam um sinal às autoridades Chinesas de que a comunidade global se preocupa com o bem-estar desse indivíduo, e que o tratamento que este recebe na prisão se encontra sob escrutínio.
As campanhas visando o envio de cartas para as prisões resultaram em melhores condições para os prisioneiros e nalguns casos numa sentença reduzida. No entanto é preciso notar que não temos a garantia de que as cartas são de facto lidas pelos próprios prisioneiros.

Caso desejem que o V/ nome seja incluído nas cartas que enviaremos no dia 10 de Dezembro, por favor informem-nos até dia 9 Dezembro.

Obrigada !

Saudações
Grupo de Apoio ao Tibete

ACÇÃO URGENTE




Participem na acção pela libertação de Liu Xiaobo e heróis Tibetanos


Participem AGORA !


Enviem uma mensagem urgente aos líderes mundiais apelando a que pressionem a China a libertar todos os prisioneiros detidos por exercerem o seu direito à liberdade de expressão, e para que sejam implementadas reformas políticas e no campo dos direitos humanos, pelas quais milhares de Chineses e Tibetanos diariamente colocam as suas vidas em risco, em sua defesa.